A Defesa Civil Municipal reforçou na tarde deste sábado, dia 01, o monitoramento de áreas de encostas e barreiras na capital alagoana. O secretário-adjunto especial de Defesa Civil, Dinário Lemos informou que o alerta de chuvas intensas deve se estender até a noite de amanhã, dia 02.
Durante todo o dia de hoje as equipes estiveram vistoriando e acompanhando diversas ocorrências em toda a capital. Um deslizamento ocorrido na Chã de Jaqueira, no bairro de Bebedouro deixou 40 pessoas desabrigadas.
Segundo Dinário Lemos, “as famílias que tiveram as casas atingidas pelos deslizamentos em Bebedouro já foram cadastradas para receber aluguel social por tempo determinado e foram retiradas de suas moradias devido ao perigo que ainda existe no local”.
No Conjunto Morada dos Palmares, um muro desabou e uma grande cratera de abriu em frente a diversas casas. Um internauta gravou o momento em que a parede veio abaixo. Veja vídeo.
O secretário informou à reportagem do CadaMinuto que uma grande erosão foi identificada na área por trás da Loja Carajás, no bairro do Tabuleiro dos Martins. “As equipes estão em alerta porque a abertura na terra é preocupante”.
Na Região de Fernão Velho e do ABC diversos pontos de deslizamento de terra foram identificados, inclusive alguns trechos da linha férrea foram atingidos pelo barro que desceu das encostas. Diversas casas também foram atingidas, más não há registro de vítimas.
Na Grota do Moreira e no Bom Parto também houve registro de deslizamentos e as áreas estão em alerta.
Dinário Lemos recomenda que as pessoas que tem suas casas em áreas de encostas ou nas proximidades, se possível passem a noite em casas de parentes até que as chuvas diminuam. “Apesar de não haver intensidade, a chuva é constantes há mais de 48 horas e as encostas estão encharcadas, o que pode provocar um acidente a qualquer momento”, destacou o secretário.
Segundo a defesa Civil Estadual, “existe um plano de acionamento das situações em que se ocorrer agravamento e se município não conseguir controlar, o Estado entra acionando as secretarias, CBM, PM , exército entro outras. A Sala de Monitoramento funciona na Semarh 24h e a cada hora é emitido um boletim com a situação das chuvas e nível dos rios”.
Em caso de ocorrências a população pode ligar para a Defesa Civil Municipal para os telefones: 0800 030 6205 ou 3315-1437.