A informação foi dada pelo jornalista Edvialdo Júnior - em seu blog na Gazetaweb - é muito interessante. O blogueiro coloca que o senador Renan Calheiros (PMDB) - além dos motivos de divergências em relação às reformas do governo do presidente Michel Temer (PMDB) - deu uma boa avaliada em números de uma pesquisa de opinião antes de romper com o presidente.
Isto reforça uma tese que já venho defendendo aqui no blog: Renan Calheiros sabe do desgaste do presidente Michel Temer (PMDB) e aposta nos erros do governo federal para construir uma agenda positiva para si, diante do processo eleitoral que se avizinha. Calheiros é candidato à reeleição ao Senado Federal.
O peemedebista - como já disse - é um excelente enxadrista. Edivaldo Júnior - em seu excelente post - diz que pesou muito a favor da decisão de Renan Calheiros uma pesquisa feita pelo Ibrape em que se ouviu a opinião dos alagoanos. Lá, a maioria defendia que Renan Calheiros rompesse com Temer.
Foram ouvidas 2 mil pessoas com 16 anos ou mais (ou seja: eleitores) em 45 cidades de todas as regiões do Estado. A pergunta era: “na sua opinião o senador Renan deve apoiar o presidente Michel Temer ou deve fazer oposição?”. Eis que 72% responderam que Renan Calheiros deve fazer oposição. 20% não souberam responder e apenas 8% eram favoráveis a aliança com Michel Temer.
Renan Calheiros é um profissional.
Estou no twitter: @lulavilar