Se você não entende a importância do Bene Barbosa ter aceito o convite do prefeito João Dória e ter ido lá defender uma pauta com base na lógica, nos argumentos e nos estudos sérios sobre o assunto, você precisa repensar.
Dória - o desarmamentista - teve que ficar balançando a cabeça em sinal de positivo, desconversar aqui e ali para não dar espaço para a surra intelectual ser maior ainda, e - como se não bastasse - ainda ficava com o “cito isso para reforçar mais ainda o seu argumento”.
Bene Barbosa transformou as ações passadas de Dória - em relação ao desarmamento - em pó. E o melhor: arrancou do prefeito declarações, gestos de concordância, e falas que poderão ser usados contra ele na próxima parceria - caso haja - com o Instituto Sou da Paz.
Se Dória tiver o mínimo de coragem e honestidade intelectual, já chuta o Sou da Paz hoje. Se não fizer, é porque é o que é: um bom gestor, porém um tucaninho.
Não é função de quem luta por uma ideia - com base em décadas de estudo - se render a este ou aquele grupo político, mas sim ocupar espaços para que suas ideias reverberem e possam conscientizar quem não tem acesso a algumas informações necessárias ao tema. Com tais informações em mãos, aí o sujeito que as recebe julgará se muda de posição ou não.
No caso específico de Dória, ficou claro que ele não tinha base, nem elementos, para discordar de Bene Barbosa. Ou seja: se no futuro continuar com esse discurso desarmamentista teremos a certeza absoluta de que Dória não é um desinformado, mas sim um desonesto intelectual, pois se mostrou convencido em uma entrevista, mas agiu de outra forma na prática.
E este desnudamento de Dória sempre vai ser uma dívida que todos os armamentistas terão para com Bene Barbosa. E terão pelo fato dele ser um estudioso sério, um pesquisador do tema e não simplesmente alguém que com “compromissos circunstâncias” em função de um momento político.
Os que criticam, porque o papo foi com Dória, deveriam pensar um pouco mais nisso. Pois, eu aceito conversar e debater sobre desarmamento civil x armamento civil com qualquer um. Sempre com educação e pautado pelos estudos que fiz. Não raro, foi justamente assim que convenci muitas pessoas ao meu redor que tinham uma visão equivocada sobre o assunto.
Se eu já tinha uma admiração profunda pelo Bene Barbosa, esta admiração só aumenta. O que Bene Barbosa fez ontem foi simplesmente um passo importante que - não se enganem - terá desdobramento entre parlamentares federais. Se duvidam, compartilhem a entrevista em seus perfis marcando os parlamentares de seus estados.
Se Dória é hoje a “estrela brilhante” dos tucanos, o ninho do PSDB ficou de calças curtas no dia de ontem ao observar uma de suas aves balançando o bico em sinal de positivo para o que estava ouvindo depois de ter se aliado ao Sou da Paz.
O que Bene Barbosa fez foi: 1) apresentar o tema de forma didática e ainda levar fontes de estudo para o prefeito; 2) arrancar concordâncias de quem pensava diferente (espero que honestas!); 3) apresentar uma linha de raciocínio sólida que é fruto de estudos de vários anos e não de sentimentalismos ideológicos e é isso que convence a quem tem dúvidas honestas; 4) ser civilizado, educado, mas compromissado com o que defende; 5) ser cirúrgico diante do tempo que teve, mesmo diante das “desconversadas” do prefeito; 6) não se deixou usar como garoto propaganda e fez as ponderações cabíveis - ainda que de forma elegante - quando Dória quis que ele “aprovasse” as políticas de segurança do município. E este são apenas alguns dos pontos.
Entrevistas como estas que o Bene Barbosa deu deveriam ser mais recorrentes. Isto se chama ocupar espaços e fazer as ideias chegarem. Como defensor da mesma causa de Bene Barbosa, eu só posso dizer duas coisas: obrigado, Bene Barbosa e parabéns pela disposição e coragem para até mesmo enfrentar aqueles que não entendem isso nesse momento. Porém, entenderão lá na frente ao entenderem, na prática, o conceito de Michael Oakeshott de ceticismo político.
Se você ainda não viu o Olho no Olho com Bene Barbosa. Eis aqui: https://www.facebook.com/lvilar2/posts/10207524304704608?pnref=story
Estou no twitter: @lulavilar