O Conselho Regional de Psicologia (CRP) informou, em meio de nota oficial que está investigando o caso de um estudante estar atuando como profissional no município de Palmeira dos Índios, no Agreste de Alagoas. O caso foi divulgado - com exclusividade - pelo Cada Minuto, na última sexta-feira (23).
De acordo com a nota, o CRP afirma que tomará todas as providências éticas e legais cabíveis, caso o estudante da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) seja declarado culpado.
Em entrevista ao Cada Minuto, a pró-reitora de graduação da UFAL afirmou que a instituição está empenhada em investigar e a punir, não só o estudante de psicologia, mas alunos de odontologia e medicina que teriam sido flagrados exercendo a profissão de maneira ilegal em outros quatro municípios.
"No caso do estudante de psicologia, sobretudo esse de Palmeira, está sendo montada uma comissão para fazer uma análise do assunto de maneira espécifica. Apesar de cada um estar trabalhando de maneira ilegal, eles terão penas individualizadas. A denúncia foi apresentada e agora precisamos apurar e criar todo um processo que vai desde ouvir os envolvidos até decidir qual será o futuro deles na universidade" disse.
Confira abaixo a nota de esclarecimento do CRP.
O Conselho Regional de Psicologia 15ª Região (Alagoas) é uma Autarquia Pública Federal pertencente ao Sistema Conselhos de Psicologia, que tem como objetivo permanente orientar, fiscalizar e disciplinar o exercício profissional, conforme previsto na Lei nº 5.766, de 20/12/1971, no Decreto Lei nº 79.822 de 17/06/1977 e no Código de Ética do Psicólogo, zelando pelo fiel cumprimento dos princípios éticos da Psicologia, enquanto ciência e profissão.
O CRP-15 vem a público manifestar-se a respeito da matéria veiculada na mídia jornalística no último dia 23 de junho do corrente ano, que trata da denúncia contra um estudante de Psicologia que estaria atuando como se profissional fosse, na cidade de Palmeira dos Índios/AL. Destacamos ainda que o Conselho Regional está atuando para averiguar a veracidade das informações mencionadas na Imprensa de um modo geral, tomando assim as devidas providências éticas e legais cabíveis que o caso requer.
Qualquer informação sobre o exercício profissional do psicólogo, pode ser encaminhada para a nossa Sede localizada na Rua Profº José da Silveira Camerino (antiga Rua Belo Horizonte), Nº 291 – Farol, Maceió, Alagoas, com telefone para contato 82 3241-8231, e está a disposição, nos dias úteis das 08:00 às 14:00h, para que todas as Entidades públicas e privadas e a Sociedade em geral, entrem em contato para solicitar informações
sobre a regularidade/irregularidade dos Psicólogos inscritos em nosso Conselho Regional.
A Autarquia sempre exercerá sua função precípua de prezar pelo exercício profissional dos psicólogos (as) devidamente inscritos em sua jurisdição, ao tempo em que reafirma seu papel institucional de observância da conduta ética, moral e digna da categoria em relação à população. Dessa forma, o CRP-15 reitera que permanece à disposição da Sociedade para receber denúncias de possíveis irregularidades referentes ao trabalho do psicólogo, a fim de serem apuradas e julgadas segundo a legislação e as normas vigentes da profissão.