O deputado estadual Francisco Tenório (PMN) pediu ajuda aos pares para, na próxima semana, aprovar um reajuste no salário do governador Renan Filho (PMDB). Tenório quer reajustar o salário do peemedebista nos mesmos moldes em que foi o aumento concedido aos servidores estaduais, aprovado no dia de hoje, 22, na Casa de Tavares Bastos.

Tenório lembrou que Renan Filho tem o direito de ter o salário equiparado aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), mas está há três anos sem reajustes. O pedido do parlamentar tem um motivo: como representante da classe dos delegados da Polícia Civil de Alagoas, Francisco Tenório sabe que mexer no salário do chefe do Executivo estadual produz um efeito cascata na categoria por conta do teto do funcionalismo público.

O próprio deputado estadual do PMN deixou isto claro ao pedir ajuda do presidente Luiz Dantas (PMDB), que deu sinais de concordância em acelerar a matéria. De acordo com Tenório, há uma defasagem no salário dos delegados e isto “quebra a hierarquia na Polícia Civil”. 

“Eu faço este apelo, como membro da Mesa Diretora. Já tenho a minuta do projeto pronto e peço o apoio. Alagoas passa por um bom momento, pagando as contas em dia, houve aumento de arrecadação de ICMS e o governo tem superado a crise, o que mostra condições de dar o aumento ao governador. Poucos governadores merecem aumento salarial no país e Renan Filho é um dos que merecem”, salientou. 

Segundo informações de bastidores, o assunto foi levado a Renan Filho. O governador se preocupou em como esta informação pode repercutir já que não teria ter o próprio salário reajustado nesse momento. Ao menos não é a proposta inicial de igualar o salário do chefe do Executivo aos ministros do STF, que seria mais de R$ 33 mil. O salário do governador se aproxima dos R$ 20 mil.

Estou no twitter: @lulavilar