De acordo com a Coluna Labafero - e de fato o assunto já circula pelos bastidores - o deputado federal Ronaldo Lessa (PDT) deve mais uma vez mudar de barco e deixará o prefeito Rui Palmeira (PSDB), findando a aliança. 

Em 2014, quando se elegeu deputado federal, Lessa estava ao lado do governador de Alagoas, Renan Filho (PMDB). 

Tinha posição de destaque na chapa, sendo um dos estrategistas das campanhas proporcionais. Assim, conseguiu o mandato de deputado federal. Antes disso, Lessa esteve ao lado do PMDB na disputa pelo governo do Estado em 2010, quando foi derrotado pelo ex-governador Teotonio Vilela Filho (PSDB). Esteve com o PMDB também em 2012, no confronto com Rui Palmeira. 

Lessa chegou a ocupar espaços na administração estadual de Renan Filho, mas no processo eleitoral de 2016 ficou ao lado do prefeito Rui Palmeira. Ganhou duas pastas no município de Maceió. 

Ronaldo Lessa já era tido como nome certo no palanque tucano nas eleições de 2018. Mas, a política são como as nuvens no céu. Agora, Ronaldo Lessa - segundo bastidores - arruma as malas para retornar ao Palácio República dos Palmares. Ocupará espaço de destaque na gestão estadual, caso bata mesmo o martelo.

Agora, uma vez no Palácio República dos Palmares, Lessa será candidato à Câmara de Deputados. Morre o sonho de disputar o Senado Federal. É que neste terreno quem manda é o senador Renan Calheiros (PMDB), que tentará a reeleição e não vai querer ameaças pela frente. 

O grupo do PMDB ganha com Lessa por tirar um possível adversário de Renan Calheiros do tabuleiro de xadrez. Resta saber como Rui Palmeira pretende reagrupar os espaços que ficarão em aberto. Se Lessa sai, Rui Palmeira reagrupa com os partidos da base ou vai em busca de novos parceiros?

Quanto a Lessa, se ele mudar de casa que discurso terá para tantas malas feitas e desfeitas?

Estou no twitter: @lulavilar