Os servidores públicos da prefeitura de Maceió decretaram greve por tempo indeterminado, após realizarem uma assembleia, na manhã desta quarta-feira (14), na Praça Deodoro, no centro de Maceió. A categoria pede que o município conceda reajuste salarial e contestou o prefeito Rui Palmeira no que diz respeito à crise econômica.
Segundo o presidente do Sindicato dos Servidores, Sidney Lopes, o município teve um aumento de 8,2% nos repasses e o prefeito alega que não tem dinheiro para pagar. “O prefeito anunciou um aumento de 0% de reajuste e quando sentamos com o secretário de Finanças ele havia dito que teria a possibilidade de reajuste, mas isso não aconteceu”, disse.
Lopes também informou que é a primeira vez que não há reajustes para a categoria. “Estamos abertos para um diálogo caso o gestor queira falar conosco, mas isso nunca aconteceu e estamos batalhando por algo que temos direito”.
Ainda de acordo com Sidney, a categoria vai enviar um documento na segunda-feira (19) para o município para informar sobre a greve. “A partir de quando enviarmos o documento é que a greve vai valer. A paralisação começa 72 horas após a assembleia, mas 30% dos serviços serão mantidos”, completou.
Em nota, a Secretaria de Gestão de Maceió (Semge) disse que o Município está trabalhando em medidas econômicas que possibilitem uma folga nas contas públicas necessária para concessão de um reajuste salarial responsável e que garanta o pagamento da folha de pessoal em dia - que é uma prioridade para a Prefeitura.
Confira a nota na íntegra:
Segundo a Secretaria de Gestão de Maceió (Semge), diante da crise, o Município está trabalhando em medidas econômicas que possibilitem uma folga nas contas públicas necessária para concessão de um reajuste salarial responsável e que garanta o pagamento da folha de pessoal em dia - que é uma prioridade para a Prefeitura.
A Semge ressalta ainda que tem discutido permanentemente com os sindicados, apresentado os números e solicitou mais um prazo de 90 dias, período em que se espera uma melhora nos indicadores financeiros. A Prefeitura destaca ainda que, além dos salários, também tem mantido as progressões de carreira em dia, garantindo o direito dos servidores e buscando evitar perdas salariais dos funcionários públicos do município.