A recuperação de praças e áreas públicas de Maceió é um serviço que tem beneficiado a cidade por reestruturar e devolver à população espaços danificados pela ação do tempo e de vândalos. Segundo o prefeito Rui Palmeira, as obras têm sido realizadas em diversos pontos, entre as partes alta e baixa da capital, com entregas recentes em bairros como Santos Dumont, Riacho Doce e Saúde. Em entrevista, o chefe do Executivo listou alguns locais reinaugurados no primeiro semestre e falou de projetos cujas execuções estão sendo viabilizadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds), órgão que ficou responsável pelos serviços após a reforma administrativa instituída pela Prefeitura. 

“A partir do momento que a gente recupera uma praça ou área de convívio social, o benefício chega à população de diversas formas, visto que, a cada obra, o trabalho contempla a infraestrutura, a instalação de iluminação de LED, reforço na limpeza, a arborização e a jardinagem. Este ano já realizamos a entrega das praças Elísio de Carvalho e Carimbão, em Riacho Doce e no Santos Dumont, estruturamos um espaço para os moradores de Saúde, e estamos concluindo também a recuperação de um espaço esportivo no bairro Fernão Velho. As equipes devem iniciar até o próximo mês serviços em uma praça no conjunto Acauã e seguimos com o trabalho de captação de parcerias com a iniciativa privada para a adoção de espaços”, disse Rui Palmeira.

Sobre a adoção por parte de empresas, o prefeito lembrou que este formato de investimento para recuperar praças, canteiros e monumentos se tornou possível a partir do projeto “Adote uma Área Pública”, que é de autoria do Executivo Municipal e foi instituído em 2013 após o gestor ter sancionado a Lei nº 6.286. A ideia, segundo destaca Rui Palmeira, é incentivar a conservação e reestruturação de espaços públicos com o apoio da iniciativa privada, como aconteceu nas praças da Faculdade e do Colina. A partir da adesão, a empresa pode utilizar áreas do espaço adotado para a divulgação de sua marca. 

"Estamos buscando novos parceiros por entendermos que, em um momento de restrição financeira pela situação de crise econômica enfrentada em todo o País, o apoio da iniciativa privada é uma forma de dar celeridade a obras e serviços. Recentemente firmamos parceria com o Restaurante Anamá, que adotou o monumento Eu Amo Maceió para manutenção, na orla, e também com a Ibratin, que vai revitalizar viadutos com pinturas artísticas. Estamos viabilizando outras parcerias para a recuperação de praças, a exemplo da Praça do Skate e Sinimbu", completou o prefeito.