Depois das fortes chuvas que atingiram Alagoas nas últimas semanas, uma solução desenvolvida nos EUA e trazida para Alagoas pode ajudar no combate aos deslizamentos de barreiras nas áreas de riscos do Estado.

O gel polímero aplicado sobre as barreiras impede que a água penetre e cause erosão. De acordo com Francisco Araújo, representante da empresa Projeção, a substância garante 100% de proteção em encostas e tem custos mais baratos que as estruturas de concreto.

"Essa tecnologia é totalmente impermeável e a água não penetra onde ela é aplicada. Além disso, o gel é poroso, o que permite que o oxigênio possa penetrá-lo e garantir o processo natural de terra" explicou.

O produto foi aplicado em algumas áreas de risco localizadas entre as cidades de Jaboatão dos Guararapes e Recife e o resultado, segundo Francisco, foi totalmente satisfatório.

"Nós aplicamos o gel em áreas de Pernambuco e nos últimos períodos de quadra chuvosa não houve nenhum deslizamento nos locais onde foi aplicado, comprovando a eficácia do produto" disse.

Um grande aliado do gel para maior eficácia na contenção de deslizamentos é a planta braquiária. O vegetal funciona fixando o solo, tornando-o mais forte e seguro.

"A braquiária é uma planta que tem ajudado a conter as barreiras. Ela tem raízes com cerca de 20 cm, mas nós usamos de uma tecnologia de manipulação que faz com que ela consiga possuir até 8 m de raíz e o risco de deslizamentos com a braquiária plantada sobre o gel é nulo" explicou.

Francisco revelou ainda que a aplicação do polímero é realizada de maneira rápida e simples. Em apenas 3 horas, o produto seca e está pronto para agir na proteção das barreiras.

"É uma tecnologia simples de ser aplicada e pode ser feita em apenas 3 horas em um dia de sol para que a substância fique seca. Em caso de aliar com a braquiária, é possível realizar todo o procedimento em uma área 1000 m² em um dia" finalizou.