O Dia dos Namorados será comemorado na próxima segunda-feira (12) e muitos casais seguem a busca pelo presente ideal para agradar seu amado. Porém uma pesquisa feita pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) aponta que artigos de vestuário apresentaram alta nos preços.
A pesquisa tem como base o Índice de Preço ao Consumidor (IPC) e os produtos pesquisados contemplam artigos de vestuário, aparelhos eletrônicos, artigos de presente – como perfumes, cestas, flores, maquiagem e chocolates – e produtos esportivos.
“Este ano, para ter uma ideia, os dados mostram que no grupo vestuário, o item camisa social manga longa foi o que teve maior aumento, com variação de 42,91%. Tradicionalmente, este grupo é o que apresenta as maiores variações de um ano para o outro”, aponta o supervisor de Pesquisas da Seplag, Gilvan Sinésio.
Entre os artigos que também apresentaram altas estão itens como calça jeans masculina (36,42%), calcinha (33,61%), sutiã (29,18%), camisa polo (27,97%) e casaco (25,14%).
Já no caso dos produtos eletrônicos, os dados revelam que a maior queda de preços ficou com o item celular, com uma baixa de 16,37% em relação ao ano passado. O tablet, por sua vez, obteve aumento de 28,87%.
Acessórios e perfumes
Entre os calçados e acessórios, que compõem o segundo grupo mais procurado pelos consumidores nessa época, apenas relógios femininos, carteira e relógio masculinos apresentaram aumentos, alcançando altas de 17,74%, 16,69% e 3,93%, respectivamente.
“Foi verificada uma baixa nos preços dos calçados, fato que está fortemente relacionado ao aumento do desemprego e endividamento das famílias, que afetou o consumo impactando principalmente nas vendas dos artigos de vestuário e calçados”, explica Sinésio.
A pesquisa ainda analisou o preço de maquiagens e chocolates, que apresentaram elevações de 8,65% e 8,33%. Já o setor de floricultura teve queda percentual de 0,87%. No caso dos perfumes, foi verificado que, em geral, eles tiveram queda de 9,21%.