Foi lido na sessão desta quarta-feira, 7, no plenário da Câmara Municipal de Maceió (CMM), o Projeto de Lei, de autoria do vereador Silvânio Barbosa (PMDB), que regulamenta o serviço de transporte alternativo de passageiros na capital.
Conforme o vereador, a proposta visa, entre outras coisas, atender a população carente e mais distante do Centro. A iniciativa, segundo ele, foi tomada após reunião com a Associação dos Transportadores Alternativos de Maceió.
“No projeto, há a criação de pontos de parada e terminais, assim como há para os ônibus. Também queremos estabelecer horários em espaços de tempo, onde o coletivo não atende. Para se ter ideia, comunidades como ABC, Rio Novo, Denisson Menezes, Carminha e Santos Dummont, depois das 18h não há mais coletivo a não ser no Integração. A partir das 19h30, nessas localidades, diminui em 80% os ônibus e a população não pode mais sair de casa para nenhum compromisso”, explicou Barbosa.
Ele acrescentou que regulamentar o transporte alternativo fará com o município arrecade mais. O PL também prevê que os motoristas sejam qualificados, por meio de cursos, para prestar o serviço à comunidade.
A matéria foi comentada por alguns vereadores. “O projeto é bastante interessante. Contudo, requer ampla discussão sobre os desafios para melhorar o transporte público de nossa capital”, disse José Márcio Filho (PSDB).
Já Davi Davino (PP) avaliou que o projeto apresentado pelo vereador do PMDB representa o atendimento a um apelo da categoria que busca sua regulamentação: “Mas, de toda forma, é preciso fazer um estudo sobre que tipo de impacto isso teria nos setores que representam o transporte público e a prefeitura de Maceió. Assim, creio, acharíamos o melhor caminho para o problema”, destacou.
*Com Ascom/CMM








