O governo estadual anunciou, na manhã desta quinta-feira (1), que vai mobilizar pelo menos 400 pessoas de todas as secretarias estaduais para realizar o “governo nas cidades”. O programa tem como objetivo atender as 27 cidades atingidas pelas chuvas.

O secretário estadual de comunicação, Ênio Lins, explicou que o governo do estado deve procurar, inicialmente, as prefeituras e defesas civis dos municípios atingidos. Em seguida, serão definidas as prioridades dos atendimentos e por fim, o programa será executado.

“Quem conhece os problemas e os detalhes dos problemas são os moradores a prefeitura e defesa civil de cada local, antes de qualquer iniciativa do grupo que chega para ajudar, nós vamos procurar saber com essas pessoas que conhecem a realidade que é diferente em cada local, quais são as prioridades, definidas as prioridades, nós começaremos imediatamente a ajudar essas prefeituras e a defesas civis de cada município”, disse.

Ainda segundo Ênio, as 27 cidades que mais foram atingidas pelas chuvas receberão o auxilio do estado que convocou um grupo de 400 pessoas para prestar atendimentos às vítimas.

Na última segunda-feira (29), em uma reunião com prefeitos de 40 municípios, o governador Renan Filho havia anunciado as ações das secretarias para contribuir na reorganização das cidades que sofrem com as enchentes nos útlimos dias.

“Nós vamos designar equipes e colocar todas as secretarias à disposição das cidades para promover a sua reorganização, todas as secretarias quando falo são todas mesmo, saúde, educação, infraestrutura, transportes, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, o Instituto do Meio Ambiente, o Bombeiro, a Polícia Militar, a Polícia Civil e todo mundo que quiser colaborar para que o estado participe da organização das cidades. Não é só mandar máquinas, é mandar gente”, explicou.

*Colaboradora