Na semana passada, a destituição do senador Renan Calheiros (PMDB) da liderança do Senado Federal era tida como certa. Porém, o enxadrista-mor de Alagoas segue na posição. Isto se dá depois de Calheiros defender o presidente Michel Temer (PMDB) – de quem tem sido um forte crítico – na tribuna do Senado Federal.
Renan Calheiros elogiou Temer por mudanças no governo e pela recente visita feita ao Estado de Alagoas. Se isto mostra uma mudança de tom por parte do senador alagoano, o futuro dirá. Se coincidência ou não, bem, eis outra história...
Mas o fato é que mesmo continuando na liderança, alguns colegas de partido ainda externam a insatisfação com Renan Calheiros. É o caso do senador Garibaldi Alves (RN). De acordo com ele, se Renan Calheiros continuar com a postura de opositor, “vai continuar a insatisfação, a indefinição, que só traz prejuízos à bancada”.
Ainda segundo Alves, contrário ao que ele defendia, os senadores do PMDB não quiseram votar a questão. “É democrático porque querem que ele seja”, ironizou o senador do Rio Grande do Norte.
Assim é Renan Calheiros que pode ser resumido em um mantra: “Há governo, sou a favor”, ainda que aqui e ali possa ser oposição. É assim desde sempre, passando por tucanos e petistas. Um “patrimônio vivo” de Brasília, mas bastante vivo...
Estou no twitter: @lulavilar