Uma comitiva do Ministério das Cidades veio a Alagoas, nesta quarta-feira (31) e visitou, durante a manhã, a Grota do Rafael, em Cruz das Almas, onde uma barreira deslizou durante o fim de semana e atingiu casas. O grupo falou com a imprensa e disse que pretende realizar obras para evitar que novas tragédias voltem a ocorrer.
O Secretario Nacional de Desenvolvimento Urbano, Luiz Paulo Veloso, veio de Brasília com uma equipe e irá visitar Marechal Deodoro e durante a tarde se reunirá com prefeitos. Na ocasião serão debatidas medidas emergenciais, de médio e longo prazo que estejam dentro dos programas de políticas públicas do Ministério das Cidades para reurbanizar as áreas atingidas.
Veloso afirmou que a preocupação agora é de ter noção dos prejuízos causados pelas chuvas e a partir daí traçar medidas de reurbanização, infraestrutura e saneamento de todas as regiões afetadas em Alagoas.
“Vamos em conjunto com a Defesa Civil ver o que é preciso fazer para que tragédias como esta não voltem a se repetir. Vamos também remover as casas dessas áreas que não possuam mais condições de moradia. É um momento que precisamos prestar solidariedade aos moradores que perderam suas casas”, disse.
O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley, acompanhou as equipes e destacou a importância da integração entre as esferas públicas – municipal, estadual e federal – na ajuda aos municípios afetados pelas chuvas e disse que a AMA está em diálogo com outros ministérios para conseguir mais recursos que possam ser utilizados nos municípios afetados.
“Teremos uma reunião com o ministro Héllder Barbalho [ Integração Nacional] e teremos mais novidades para ajudar as mais de 24 mil famílias que estão desabrigadas. Jacuípe estava ilhada e em uma situação difícil. Vamos continuar realizando esse acompanhamento permanente realizado pelos municípios, Governo do Estado e Governo Federal para que possamos precaver e que não tenhamos mais vítimas em Alagoas”, afirmou.
Moradores da região temem que ocorram mais chuvas e parte da barreira que ameaça ceder caia sobre casas. Quem mora no alto dessa barreira também vive com medo de novos desastres.
A vistoria da comitiva, que foi uma ação conjunta com a Prefeitura de Maceió, foi acompanhada pelo o secretário-adjunto especial da Defesa Civil, Dinário Lemos, que está monitorando os trabalhos da pasta desde o início das chuvas que assolam a capital além dos secretários municipais de Governo, Tácio Melo e de Infraestrutura, Ib Brêda.
A dona de casa Maria José Aquino disse que sua família está apreensiva com os riscos que a região oferece. “Tenho medo principalmente dessas casas de primeiro andar, se elas caírem todas essas debaixo serão atingidas. Estamos aqui há anos e essa chuva foi pior que a de 2010”, falou.
*Colaboradora