Se a atual secretária de Esportes, Cláudia Petuba, permanecerá ou não na pasta ou será remanejada para a Secretaria de Mulher, não sei. Nos bastidores, os indícios são de que ela permanecerá onde se encontra. Porém, discordo de uma informação veiculada pela Coluna Labafero aqui do CadaMinuto, quando diz que “desde o fim do ano passado que notícias plantadas em blogs e sites davam como certa a saída de Cláudia Petuba da secretaria dos Esportes”.
Nada foi plantado. Muito menos foram informações de bastidores. É preciso relembrar. A promessa de mudança existia e era oficial.
A saída de Petuba foi confirmada pelo deputado federal Cícero Almeida (PMDB) que revelou – inclusive em entrevista a este blog – o convite feito pelo próprio governador do Estado, Renan Filho (PMDB). Almeida disse que faltavam apenas os detalhes para a nomeação. Um destes seria um acordo do governo com o PRTB para que Almeida não tivesse o mandato ameaçado por ter mudado de legenda.
Almeida responde por “infidelidade partidária”, já que deixou o PRTB – partido pelo qual foi eleito – para ingressar no PMDB e disputar a Prefeitura de Maceió no ano passado. No processo eleitoral, ele foi derrotado por Rui Palmeira. O parlamentar foi o primeiro nome a surgir como futuro secretário na reforma que Renan Filho pretendia fazer. Se o governador desistiu da reforma, aí é outra história. Mas, ela foi confirmada. Inclusive, o chefe do Executivo estadual nunca negou, nem desautorizou Almeida. Isto por si só mostra que o convite de fato existiu.
Aqui neste blog, portanto, não se plantou nada. Não só foi dada informação, como se revelou a fonte e se conversou com ela. Em outros espaços da imprensa, o procedimento foi o mesmo.
É fato que – nos últimos dias – os rumores sobre a substituição aumentaram. É que toda imprensa que cobre política julgava que era só uma questão de tempo, já que Almeida se colocou disposto ao desafio de assumir o Esporte.
Agora, a informação dada pela Labafero – e segundo apurei é verídica mesmo! – é que o governo aguarda os desdobramentos do julgamento do processo que Almeida responde (que ficou conhecido como Máfia do Lixo) para evitar nomear um futuro condenado pela Justiça. O governo teme pela sua própria imagem. Se isto abala a relação de Renan Filho com Cícero Almeida? Não sei.
Mas, justiça seja feita. Não é apenas Almeida que queria ser secretário. É Renan Filho que o convidou, mas depois o desenrolar dos fatos deu sobrevida a Petuba na pasta. Uma trapalhada de uma mudança anunciada que não se fez.
Agora, a Labafero acerta em cheio neste ponto: “Em último lugar, as escolhas do secretário de saúde, e da indicação para conselheiro no Tribunal de Contas, mostraram que o governador não gosta muito de pressão política, e parece deixar claro, até para velhos aliados de seu pai, que o governador é quem define seus auxiliares”
Estou no twitter: @lulavilar