O clima de eleição antecipada já toma conta da Câmara Municipal de Maceió. De um lado, os vereadores que apóiam o prefeito Rui Palmeira (PSDB), já que ele é um possível candidato ao Governo do Estado ou ao Senado Federal, em 2018. Do outro, os aliados de Renan Filho, que são os vereadores eleitos pelo PMDB.

Um dos principais aliados de Renan Filho, por exemplo, é o vereador Silvânio Barbosa (PMDB). No caso de Barbosa, as preferências políticas se somam a uma disputa “paroquial” com o também vereador Siderlane Mendonça (PEN), que apóia o prefeito de Maceió. Mendonça e Barbosa já não se bicam há tempos. Dividem o mesmo “reduto eleitoral” que é o bairro do Benedito Bentes.

Desde o processo eleitoral, que Mendonça era o candidato de Rui Palmeira na região, com o apoio forte do secretário de Limpeza Urbana, Davi Maia. Silvânio Barbosa já era um opositor de Rui Palmeira na Casa de Mário Guimarães. O clima eleitoral apenas potencializou as trocas de farpas entre os dois, como mostrou a jornalista Vanessa Alencar em seu blog.

Mas, não vai parar por aí. O clima de “eleição antecipada” acordou até peemedebistas que estavam adormecidos. Barbosa agora quer fazer uma audiência pública para discutir a Zona Azul e o edil Galba Netto (PMDB) já pensa em um projeto de lei contra o estacionamento rotativo público.

Como em política não há coincidência, a pergunta que se faz é: por que os nobres vereadores chegaram tão atrasados na polêmica que cobrava há muito um posicionamento da Câmara? A resposta é simples: são peemedebistas e precisam cumprir o papel de peemedebistas.

De acordo com a Coluna Labafero, quem já anda preocupado com esta situação é o presidente da Casa, Kelmann Vieira (PSDB). Deve fazer às vezes do líder da turma do “deixa disso”.

Estou no twitter: @lulavilar