Quem acompanhou a sessão da Câmara Municipal de Maceió, nos últimos dias, encontrou um vereador disposto ao embate com o governador Renan Filho (PMDB) e com o senador Renan Calheiros (PMDB). Trata-se de Siderlane Mendonça (PEN): um dos aliados do prefeito Rui Palmeira (PSDB) na Casa de Mário Guimarães.
Em um de seus mais recentes pronunciamentos, ao criticar o andamento das ações na Avenida Cachoeira do Mirim, no bairro do Benedito Bentes, Siderlane Mendonça ligou a “metralhadora” para cima do governador Renan Filho e do senador Renan Calheiros, com frases fortes.
Mendonça disse – por exemplo – que foi convidado para um jantar, em Brasília, na casa do líder do PMDB no Senado Federal, mas “recusou o convite”. Mendonça não disse apenas que recusou, mas que não tinha respeito pelo senador. Com outras palavras, mas disse isto.
“Fui convidado para um jantar com o senador Renan Calheiros. Não tive interesse (de ir) e não tenho. Só sento com quem acredito e merece meu respeito. Com quem não acredito, não vou, não participo”, frisou.
Sem citar o nome do vereador, Mendonça ainda partiu para cima de Silvânio Barbosa (PMDB), que é com quem “divide” o reduto eleitoral do Benedito Bentes. Os dois vereadores tiveram votação expressiva naquele bairro. O edil Siderlane Mendonça acusou o colega de parlamento de não lutar pelas causas da região.
Sobre Renan Filho, criticou atrasos em obras e o “mini-Cepa” na região, que “deveria ser uma escola”. “O governador não faz mais que sua obrigação. Tem muita propaganda na TV e (Renan Filho) fazendo as coisas pela metade. Cadê a avenida que liga o Aeroporto ao Benedito Bentes? Vamos deixar de demagogia e achar que o povo é besta. O ano que vem está chegando e as pessoas estão cientes. Nós vereadores temos que parar de achar que o povo é besta. Parar de querer mostrar às pessoas que uma lata de tinta na pista vai resolver o problema”.
Preocupado em mostrar uma posição, isenta, Mendonça disse que já fez cobranças ao prefeito Rui Palmeira, mesmo este sendo seu aliado. “Não estou aqui para bajular ou passar a mão por cima de seu ninguém, nem para pedir moção de aplausos para prefeito ou governador. Como eu critiquei e disse ao secretário Ib Brêda (Infraestrutura) que fizesse (o trabalho dele). Eu não tenho que fechar os olhos para o Ib Brêda, Rui ou quem quer que seja. Eu tenho que ser fiscalizador e mostrar os projetos”.
De acordo com ele, se os vereadores fecham os olhos o problema é deles. Então, para não perder a viagem, indago a posição de Siderlane Mendonça sobre a Zona Azul...
Estou no twitter: @lulavilar