De acordo com o jornalista Kléverson Levy – aqui do CadaMinuto – o deputado estadual Severino Pessoa (PSC) deve buscar o caminho para “trocar” a cadeira de parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas por uma da Câmara de Deputados, em Brasília (DF).
Pessoa – apesar de calado ao extremo no parlamento estadual – possui relevância no tabuleiro político de Arapiraca, haja vista as últimas eleições municipais. Dentro da Casa de Tavares Bastos, quando o quesito é debate de ideias, teses ou propostas, é que o parlamentar não tem relevância alguma. Difícil saber o que Pessoa pensa acompanhando apenas a sua atividade legislativa. É um político mais afeito aos bastidores.
Porém, se sonha mais alto é porque tem condições de fazê-lo. Coisas da política alagoana, um mundo onde “entrar mudo e sair calado” também é sinônimo de peso eleitoral.
É claro que, entre 513 parlamentares, é mais fácil a prática do “silêncio” sem ser notado. Além disto, Arapiraca sempre teve um peso forte na eleição de federais. Que o diga a ex-deputada e ex-prefeita de Arapiraca, Célia Rocha.
No entanto, dizem que Severino Pessoa - apesar de 'calado' - é um bom articulador e ganhou força ao ter os prefeitos Rogério Teófilo (PSDB) e Júlio Cezar (PSB), respectivamente, Arapiraca e Palmeira, como aliados.
Levy está correto na análise ao lembrar dos “ganhos” de Severino Pessoa no ano de 2016. Emplacou a vice-prefeita de Arapiraca, Fabiana Pessoa (PRB), que é sua esposa. Isto mostra o seu poder de articulação, que se torna ainda mais relevante pela aposta no candidato vitorioso Rogério Teófilo (PSDB).
Caso o vice-governador Luciano Barbosa (PMDB) siga como vice do governador Renan Filho (PMDB) na campanha eleitoral de 2018 e o deputado estadual Rodrigo Cunha (PSDB) não tente alçar voo maior, Severino Pessoa pode ainda ter uma estrada livre em Arapiraca para consolidar sua candidatura.
Estou no twitter: @lulavilar