Conforme prometido pelo deputado estadual Marcelo Victor (PSD), a auditoria da folha de servidores efetivos da Casa de Tavares Bastos foi publicada pelo próprio parlamento. O detalhe é que preciso colocar “pingos nos is”. Não fosse a cobrança da imprensa, do Ministério Público Estadual, e do deputado estadual Rodrigo Cunha (PSDB) (necessariamente nesta ordem!), tal documento jamais seria público.

Então, é uma falácia da Mesa Diretora – presidida pelo deputado estadual Luiz Dantas (PMDB) – dizer que a publicação se deu em nome da transparência. A Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas desrespeita, propositadamente, os fatos para pagar de “boa moça”. A ação do presidente Luiz Dantas – e dos demais membros da Mesa – merece o reconhecimento, evidentemente. Porém, é preciso lembrar o histórico existente que resultou na ação do parlamento estadual.

Assim, ao contrário do que diz Dantas, a publicação não foi “em nome do princípio da publicidade”, mas por não haver mais como esconder tal documento, já que foi solicitado pelo MPE e pelo deputado Rodrigo Cunha. Só restava a Assembleia Legislativa publicar, já que se tornaria público de uma forma ou de outra.

Vale lembrar que tal auditoria foi contrata pela Mesa Diretora passada (que também era presidida por Luiz Dantas) e só se soube que ela chegou ao final por conta de uma indagação feita pela jornalista Vanessa Alencar ao chefe do Legislativo. Dantas respondeu – na época – que se fosse levar à risca o que diz a auditoria não ficava um servidor. O presidente deu uma declaração grave o que fez com que a imprensa – incluindo este blog – cobrasse a transparência.

É bom que agora o conteúdo do relatório esteja à disposição da sociedade. São inúmeras páginas que devem ser lidas com calma. Eu farei isto. Já baixei o documento e devo me debruçar sobre ele no dia de hoje. É válido lembrar que o mesmo documento se encontra com o procurador-geral da Casa, Diógenes Tenório. É de lá que sairá as recomendações a serem adotadas pela Mesa Diretora.

É aguardar.

Em breve, retorno com mais novidades sobre essa auditoria.

Estou no twitter: @lulavilar