O primeiro-secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas, Marcelo Victor (PSD), prometeu a publicação da auditoria da folha salarial de efetivos da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas o mais breve possível.

Há tempos que o parlamento estadual conhece o resultado. O presidente da Casa, Luiz Dantas (PMDB), deu uma declaração gravíssima sobre o assunto. Ele afirmou que são inúmeras irregularidade detectadas.

A auditoria foi paga com o dinheiro do contribuinte. Diante da gravidade da fala do presidente, nada mais justo que se dê publicidade. Marcelo Victor toma a decisão acertada ao falar de publicação em Diário Oficial. Mas, por qual razão demora tanto?

O resultado a auditoria feita pelo FGV já se encontra na Procuradoria Geral da Casa. Porém, de lá, também não saiu informação alguma...

Em paralelo, o deputado estadual Rodrigo Cunha (PSDB) entrou com um pedido para ter acesso ao resultado da auditoria. Está no aguardo.

O Ministério Público Estadual – por meio do procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça – também solicitou da Casa toda a documentação referente ao processo. Aqui neste blog, eu já falava antes da possibilidade do MPE entrar no assunto. É o que ocorreu.

Não se trata de prejulgar o resultado da auditoria, pois sem conhecê-lo, sequer sabemos se Dantas falou a verdade ou exagerou ao dizer que “não ficaria um servidor na Casa” diante de tantos vícios.

Agora, é uma pena que a auditoria se limite aos servidores efetivos. Não é onde se encontra a torneira aberta da Casa, como já mostrou a Polícia Federal por duas vezes...São os comissionados, meus caros. Aliás, diria Sherlock Holmes: “Elementar, meu caro Watson”.

Estou no twitter: @lulavilar