Já tinha falado sobre o assunto aqui no blog. O PMDB do governador Renan Filho – leia-se: o próprio chefe do Executivo estadual e o senador Renan Calheiros (PMDB) – estão na luta por ampliar as bases. Uma das estratégias, conforme informações de bastidores, é atrair prefeitos para o PMDB ou partidos aliados.

Um dos “assediados” foi o prefeito de Pilar, Renato Filho (PSDB).

Os tucanos reagiram. O secretário-geral do PSDB é quem reclama. De acordo com Claudionor Araújo, o PMDB está reprisando “o filme que os alagoanos já assistiram. Em 2006, João Lyra aliciou 90 prefeitos e perdeu a eleição no primeiro turno”.

Claudionor Araújo fala da disputa entre João Lyra e o ex-governador Teotonio Vilela Filho (PSDB), quando este se elegeu para o comando do Executivo estadual. É válido lembrar: naquele momento, o PMDB do senador Renan Calheiros apoiava Teotonio Vilela.

Além disto, o cenário é outro. João Lyra não era um governador em busca da reeleição. Mas, assim como Vilela era candidato que ainda não tinha sido testado no Executivo. Isto faz diferença. Agora, é bem verdade que Lyra surgiu como favorito e terminou derrotado no primeiro turno.

Mas cada eleição tem a sua história. E é preciso olhar os números com calma. Avaliação de gestão, índice de rejeição e por aí vai...não é tão simples...

Claudionor Araújo diz que a moeda do governo para arrancar prefeitos do PSDB é a promessa de ajuda para a eleição de 2018. “É escandalosa a pressão que o PMDB está fazendo”, frisa. Araújo diz que lamenta que os prefeitos tenham se deixado seduzir pelo canto da sereia palaciana.

É o jogo político.

Os tucanos – ainda segundo Araújo – chegarão fortes apesar de tudo. “Fomos campeões de votos em 2016 e estamos preparados para repetir essa performance na próxima eleição”.

O dirigente não cita nomes, mas a principal liderança do partido que desponta como candidato ao governo é Rui Palmeira (PSDB).

Agora, é interessante que os tucanos escalaram Claudionor Araújo para o ataque ao PMDB. E o que pensa Teotonio Vilela Filho e Rui Palmeira sobre as ações do grupo rival?

Estou no twitter: @lulavilar