A auditoria realizada na folha de pagamento dos servidores da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas já se encontra na Procuradoria Geral da Casa de Tavares Bastos. Foi encaminhada em um “CD” e envelope lacrado. Os trabalhos em relação à análise dos dados não se iniciaram.

Em outra postagem, aqui neste blog, comentei sobre os passos que creio que devam ser os adotados, caso haja vontade política da Mesa Diretora – presidida pelo deputado estadual, Luiz Dantas (PMDB) - para tanto.

O Ministério Público Estadual também já solicitou os documentos referentes à auditoria para uma análise paralela. Afinal, é a frase de Dantas que é grave. Foi ele, enquanto presidente do Poder Legislativo, que disse que a auditoria encontrou irregularidade em quase todas as fichas funcionais e que se fossem levadas em consideração às medidas sugeridas pela auditoria, não ficava ninguém na Casa.

Dantas pode ter exagerado? Sim.

Mas, caso seja comprovado com a publicidade da auditoria, isto só mostraria a irresponsabilidade de sua fala diante da posição que ocupa. Então, que não surja o discurso falacioso de que quem cobra a transparência da auditoria está contra o servidor.

Se alguém se posicionou contrário ao servidor foi Dantas quando colocou uma informação grave para o público sem apresentar os dados. No mais, a auditoria é paga com recursos públicos e a sua divulgação foi prometida pela Mesa Diretora anterior, que era presidida pelo próprio Dantas.

Além disto, é possível – e já mostrei isso aqui – a divulgação da auditoria sem a necessidade de expor os servidores. A Mesa Diretora sabe disso. Se não divulgou ao público até agora, não fez porque não quis. E não há explicação plausível para isto.

Além do MP, o deputado estadual Rodrigo Cunha (PSDB) solicitou a auditoria por meio de requerimento. Creio que o tucano deva querer torná-la pública. Que diferente de auditorias do passado, esta apareça. Afinal, nós pagamos por ela. Assim como pagamos também pela Procuradoria Geral da Casa, que tem um imenso trabalho a fazer.

Estou no twitter: @lulavilar