Depois de cumprir de forma vitoriosa as  etapas brasileiras de Robótica, como a regional do Sesi em Alagoas, depois Salvador e as Olimpiadas em Brasília, a equipe  dos alunos da Escola Sesi/Senai (Ebep) de Atalaia/AL, agora tem uma missão espetacular para representar o nosso Estado, e por não dizer o Brasil. É que de forma inédita, sobretudo por conta de sua trajetória nesses últimos meses; se classificou, a fim de participar da principal competição internacional do gênero, que ocorrerá entre os dias 21 e 25 de junho próximo no Reino Unido, mais precisamente na cidade de  Barth, que fica do Sudoeste da Inglaterra.

Denominada de Atobática, a equipe atalaiense ganhou repercussão após criar a Ortofibra, um produto que visa na elaboração de uma órtese [aparelho externo utilizado para auxiliar o movimento dos membros] que ajuda no tratamento da laminite, problema que afeta o casco de equinos, cuja doença, que muitas vezes, obriga o criador a praticar a eutanásia (sacrificar o animal com a morte)

O professor e coordenador técnico da equipe, André Vigário afirma entusiasmado, que a turma está embalada, a fim de representar bem o Brasil na Europa. Formada há dois anos, a equipe Atobática segundo André, chegou a ceder no ano passado, três alunos para o Sesi de Marechal Deodoro disputar o torneio internacional ocorrido na Espanha, que anualmente é  promovido pela FFL (First Lego League) órgão americano que controla mundialmente os eventos importantes de Robóticas.      

Por conta da criação do projeto inovador, recentemente a equipe formada por sete alunas e um aluno, além dos professores técnicos; Iago Basílio, Gildenor Leite e André Vigário, além do diretor Anderson Costa apresentaram o projeto na Câmara de Vereadores de Atalaia, mostrando aos presentes o robô que confeccionaram para o torneio e também o projeto de pesquisa da Ortofibra. Lá estavam: o prefeito Chico Vigário, o presidente da Casa, Alexandre Tenório, professores do próprio Ebep , além de populares.

No dia 14 último, o projeto foi apresentado ao diretor-regional do Senai/AL, Marben Loureiro, que parabenizou a equipe Atabótica, criadora da Ortofibra, pela iniciativa. No encontro, os alunos explicaram que a produção da Ortofibra se baseia no uso de um resíduo industrial produzido em larga escala, o pó de fibra de vidro. Quando misturado à resina, consegue resistir ao peso do cavalo.

Na verdade o projeto vem sendo desenvolvido em parceria com a empresa Glastec e com o Grupo de Pesquisa e Extensão em Equídeos, da Universidade Federal de Alagoas (Grupequi-Ufal), que forneceram matérias primas e de estudo, para que os alunos pudessem desenvolvê-lo.

 

O que é Robótica:

É um ramo educacional e tecnológico  que engloba computadoresrobôs e computação, que trata de sistemas compostos por partes mecânicas automáticas e controladas por circuitos integrados; tornando sistemas mecânicos motorizados, controlados manualmente ou automaticamente por circuitos eléctricos. As máquinas, pode-se dizer que são vivas, mas ao mesmo tempo são uma imitação direcionada às pessoas (seres vivos); e são feitos de fios unidos e mecanismos, isso tudo junto concebe um robô.