Uma pesquisa “palaciana” – que foi divulgada em primeira mão pelo blogueiro Edivaldo Júnior da Gazetaweb – tem sido motivo de comemoração no Executivo estadual. Realizada pelo Ibrape e para consumo interno, foram ouvidos dois mil eleitores em 49 cidades de Alagoas. Nela, se observa uma vantagem do governador Renan Filho (PMDB) em relação ao prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), que é bem maior do que a que foi constatada pelo Instituto Paraná.
De acordo com o Ibrape, se a eleição fosse hoje, o governador Renan Filho teria – no primeiro turno – 42% dos votos contra 25% de Rui Palmeira. Renan Filho é pré-candidato à reeleição ao Executivo estadual. Já Rui Palmeira é um nome que vem sendo ventilado. O prefeito não nega a possibilidade de candidatura, mas também não confirma. Prefere dizer que “2018 se discute apenas em 2018”.
Claro, esta fala é para os holofotes da imprensa. Internamente, Rui Palmeira também avalia cenários e possibilidades junto com o PSDB e demais aliados. Diante de uma eleição que foi antecipada, o tucano não é bobo. O governador Renan Filho muito menos.
A pesquisa também coloca, segundo Edivaldo Júnior, Renan Filho em oposição a outros caciques como o senador Benedito de Lira (PP). O governador enfrentou Lira na eleição de 2014 e o derrotou ainda no primeiro turno. Agora, ele teria 48% das intenções de voto contra 9% de Lira. Mas, o pepista já deixou claro: será candidato ao Senado Federal. Tentará a reeleição.
Se o peemedebista enfrentasse Teotonio Vilela Filho (PSDB) também levaria vantagem. O tucano teria 10% contra 47% de Renan Filho. O que chama atenção é o número de indecisos, brancos e nulos o que mostra que em uma disputa com Rui Palmeira há muita água para rolar por baixo da ponte, mas a vantagem do Executivo estadual é nítida e grande.
Quando é colocado o deputado federal João Henrique Caldas, o JHC (PSB), na disputa, Renan Filho fica com 40%, Rui Palmeira com 21% e JHC com 11%.
Nessa disputa entre Rui e Renan Filho é válido lembrar o resultado do Instituto Paraná. Lá, Renan Filho Renan Filho venceria o primeiro turno com 31,7%. Rui Palmeira teria 26,1%. Em um eventual segundo turno com Rui Palmeira, o governador seria reeleito com 45,1%. Já Rui Palmeira teria 37,8%.
Nas duas pesquisas, Renan Filho tem o que comemorar. Quando saiu os números da Paraná, ouvi o governador sobre o resultado. O peemedebista foi cauteloso. Disse que os números refletem um cenário de momento e que o importante é trabalhar para concretizar ações do governo neste ano de 2017, que considerou um dos mais importantes da gestão.
Rui Palmeira não quis comentar números. Como já dito aqui, quer deixar – ao menos publicamente – o ano de 2018 para 2018.
Estou no twitter: @lulavilar