Em entrevista ao blog, o governador de Alagoas, Renan Filho (PMDB), avaliou o resultado da pesquisa do Instituto Paraná – encomendada pelo Diário do Poder – em que mostrou o cenário possível para a eleição de 2018.
Renan Filho – que é candidato à reeleição – é colocado dentro de um cenário onde o principal rival seria Rui Palmeira (PSDB). De acordo com os números, Renan Filho venceria o primeiro turno com 31,7%. Rui Palmeira teria 26,1%.
A pesquisa ainda traz o nome de Fernando Collor de Mello, que é senador pelo PTC, com 14,4% das intenções de voto. Aparecem ainda os nomes do senador Benedito de Lira (PP), que teria 8,1% e o deputado federal Paulão (PT), com 5,3%.
Benedito de Lira tem dito que é candidato à reeleição no Senado Federal. E um cenário sem Collor, a vantagem de Renan Filho aumenta: 36,5% contra 29,5% de Rui Palmeira. Quando não há Benedito de Lira nem Collor, Renan Filho atinge 41,7% contra 33,6% de Rui Palmeira.
Em um eventual segundo turno com Rui Palmeira, o governador seria reeleito com 45,1%. Já Rui Palmeira teria 37,8%.
Ao avaliar os números, Renan Filho foi cauteloso: “a pesquisa mostra simplesmente um retrato de momento. O segredo de qualquer governo é trabalhar no terceiro ano, que é um ano de realizações. Este ano vai ser um ano significativo”, destacou o governador.
O chefe do Executivo estadual destacou 2017 como um ano que deve afirmar o projeto do governo em função das obras e ações que estão em andamento.
Estou no twitter: @lulavilar