Mesmo sem a presença do governador Renan Filho (PMDB), em um evento em que o chefe do Executivo foi um dos homenageados, o outro agraciado com paca, o presidente da Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado de Alagoas (ARSAL), Marcus Vasconcelos, demonstrou sua lealdade ao governo do Estado de Alagoas e cavou uma “agenda positiva” para o peemedebista.
Vasconcelos costurou e garantiu uma boa relação do governo com o Sindicato dos Transportadores Complementares do Estado de Alagoas, que parece não ter do que reclamar. Tudo são flores. Desde fevereiro do ano passado que a categoria goza da isenção do IPVA. E o governo apenas não deu com uma mão. Deu com as duas. Em dezembro, os transportadores pleitearam um reajuste da tarifa e conseguiram.
Eles queriam 18%, mas a ARSAL aprovou o reajuste em 13,65%. Vale lembrar que em fevereiro daquele ano – antes da isenção – o setor já tinha tido um reajuste de tarifa na ordem de 16,57%.
Como não ser justa a homenagem?
Quanto à isenção? Bem, é importante em um momento de crise. Afinal, a ideia é garantir empregos e a atividade econômica. Menos impostos para o contribuinte é sempre uma boa pauta. Mas, em tese – somado os aumentos de tarifas – poucas categorias conseguiram reajustar o produto que vendem bem acima da inflação daquele ano. É só comparar com o transporte público municipal.
O governo foi um “braço direito”. Todavia, Marcus Vasconcelos direcionou seu discurso para atribuir todo o mérito ao chefe do Executivo estadual e a sua equipe. O governador não pode assistir, mas estava lá representado pelo deputado estadual Ronaldo Medeiros (PMDB) – fiel aliado do Executivo e da ARSAL. Não por acaso, Medeiros foi homenageado também.
Não deixa de ser uma agenda positiva diante de uma categoria. Vasconcelos fez um balanço das ações ao ser homenageado e lembra que são 1.200 transportadores complementares licitados. Há outros motivos também para a homenagem, como a linha para a viúva em caso de morte do transportador. Era um pleito antigo da categoria.
Marcus Vasconcelos é homem de confiança de Renan Filho. Trabalha de forma discreta, garante resultados, não leva problemas, mas soluções. Ele ainda entrega os louros ao governo...
O sindicato aplaudiu. Ou seja: os transportadores aplaudem e com razão. Agora, os últimos reajustes doeram um pouco no bolso dos transportados.
Estou no twitter: @lulavilar