Depois da denúncia de que os radares localizados na BR-104, em Rio largo, estavam desregulados e registrando uma velocidade muito acima da que os veículos desenvolviam, o Instituto de Metrologia e Qualidade de Alagoas (Inmeq/AL) fez a verificação dos equipamentos.

Diante da constatação da denúncia, a diretoria técnica do instituto encaminhou uma equipe ao local para verificar todos os equipamentos da região. A Superintendência Regional do DNIT em Alagoas acionou a empresa responsável pelos aparelhos para realizarem os reparos, além de suspender as multas registradas nos últimos dois dias no local.

 “Os equipamentos foram verificados há pouco mais de três meses, mas pelo fato de existir uma irregularidade solicitamos aos técnicos que fizessem uma nova avaliação e constatamos que agora os radares estão funcionando normalmente, já que a empresa concluiu a manutenção”, afirmou o diretor-presidente do Inmeq, Luiz Pedro Brandão.

 A diretoria técnica ressaltou que as fiscalizações em barreiras eletrônicas ocorrem de forma gradual ao longo do ano, mas nenhuma delas deixa de ser fiscalizada em todo o Estado.

 “Por se tratar de um aparelho eletrônico, ele está sujeito a falhas, por isso o papel do cidadão é fundamental para que a gente possa saber desses erros ocasionais e acionar os órgãos competentes para o reparo. Além das redes sociais, temos a Ouvidoria como um canal importante de comunicação com a sociedade, não só para esses casos, mas para toda irregularidade que lese o usuário e o consumidor”, salienta Luiz Pedro.

 Em casos como este, a direção do Inmeq orienta que os consumidores encaminhem a denúncia para o setor da Ouvidoria, através do número 0800 - 284 - 1664, ou pelo site www.inmeq.al.gov.br .