Mesmo com a candidatura do vereador tucano por Pão de Açúcar, Diomedes Rodrigues, o PSDB não está nem aí para a eleição para a presidência da União dos Vereadores do Estado de Alagoas (UVEAL).

Disse isto aqui em alguns textos, quando comentei que a bancada tucana da Câmara de Maceió – composta por cinco vereadores – não tinha qualquer compromisso em votar em Rodrigues. Coloquei ainda que o prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), não se envolveria neste “café pequeno”.

Então, pouco importa em qual partido o vereador Diomedes Rodrigues esteja.

O que aqui eu disse foi confirmado – em uma entrevista ao jornalista Carlos Amaral, da Tribuna Independente – pelo vereador por Maceió, Eduardo Canuto (PSDB). Canuto foi enfático: “o partido jamais procurou os vereadores da capital alagoana para discutir UVEAL”.

Para os tucanos a entidade não tem peso?

Bem, o fato é que nas disputas pela presidência da UVEAL – incluindo a hegemônica gestão do ex-vereador e atual prefeito de Cacimbinhas, Hugo Wanderley – os votos sempre foram por amizade. Eduardo Canuto, em sua fala, também confirma isto.

Eis o que disse ao repórter: “O Renildo, eu conheço desde pequeno, tenho amizade desde criança. Em nenhum momento fui convidado, ou orientado, ou informado de que o PSDB tinha candidatura. Então me manifestei favorável [à candidatura peemedebista]”.

E assim se dá com Dudu Ronalsa, Kelmann Vieira e Zé Márcio Filho. Tucanos que apóiam o peemedebista Renildo Calheiros.

Estou no twitter: @lulavilar