Enquanto no âmbito nacional, o PCdoB enxerga no PMDB um partido “golpista” em função do processo do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), em Alagoas a aliança entre esses dois partidos segue muito bem.

Apesar de Cláudia Petuba (PCdoB) ter que sair da pasta do Esportes, em breve, para dar espaço para o deputado Cícero Almeida (PMDB), ela será remanejada pelo governador Renan Filho (PMDB). Petuba passará a ocupar a Secretaria da Mulher.

E não é apenas a mudança de Petuba, mas de toda a equipe da pasta. Os “camaradas” do PCdoB deixaram o Esporte por Almeida assumir a pasta de “porteira fechada”. Sendo assim, os comunistas vão todos para a pasta da Mulher.

O espaço tem menos visibilidade para o PCdoB. Negar isto é mentir contra o óbvio. Afinal, há pastas no governo que possuem mais vantagens, seja de holofotes, importância política ou até mesmo de “caixa” para realização de ações.

No início do governo Renan Filho a pasta da Mulher e dos Direitos Humanos acomodou a ex-deputada federal Rosinha da Adefal. Porém, ela saiu da estrutura do governo estadual para assumir o mandato na Câmara de Deputados. Em 2014, Rosinha tentou a reeleição e ficou na suplência.

Diante da ida de Marx Beltrão (PMDB) para o Ministério do Turismo, a cadeira ficou vaga para Rosinha da Adefal. Isto abriu espaço para o governador negociar com aliados políticos, mas nas mudanças que fez agora apenas acomodou quem já estava com ele.

Almeida foi candidato a prefeito, nas eleições passadas, com o apoio de Renan Filho. Ambos foram derrotados nas urnas por Renan Filho (PMDB). Quanto à Cláudia Petuba, sempre esteve ao lado do governador Renan Filho desde a campanha de 2014.

O PMDB local não foi “golpista” com o PCdoB local, pois soube acomodar a companheirada.

Estou no twitter: @lulavilar