Até o próximo dia 15 de março todos os servidores do Estado deverão atualizar seus dados referentes a contas bancárias. A medida é obrigatória aos servidores ativos, inativos e pensionistas e pode acarretar na suspensão dos salários daqueles que não realizarem a atualização.
Ao todo cerca de 80 mil servidores deverão realizar a atualização de seus dados dentro do prazo estipulado. A medida adotada pelo governo do Estado é tem como base uma resolução do Banco Central que estava pendente, porém o prazo para implantação da nova base de dados se encerra em abril. O secretário da Fazenda, George Santoro, disse que toda a logística para que fosse realizada a atualização vinha sendo discutida junto com a Secretaria de Planejamento e Gestão e o Alagoas Previdência.
Ele explicou que os servidores devem acessar o site da Fazenda estadual e realizar o agendamento para ser atendido em qualquer agência da Caixa Econômica Federal no estado.
“Esse trabalho já vinha sendo discutido com o AL Previdência e o Planejamento. A gente procurou fazer de uma forma bem organizada para não haver desconforto nem suspensão do salário dos servidores”, afirmou.
Segundo a Sefaz, a pós o período de cadastro, os servidores que não realizaram a atualização terão seus salários suspensos, conforme o que determina a portaria nº 001/2017, publicada no Diário Oficial do Estado.
No atendimento, o servidor precisará estar munido de documento oficial com foto, CPF, cópia do comprovante de residência com CEP válido, além do contracheque ou outro documento com o número de matrícula e o número da ordem.
Os servidores que estiverem fora de Alagoas, o procedimento também poderá ser realizado em qualquer agência da Caixa do país. Além disso, servidores aposentados e pensionistas representados por meio de tutela ou curatela, deverão agendar a atualização por meio do Alagoas Previdência ou na Seplag. Já aqueles servidores com incapacidade de se locomover terão a opção de solicitar visita domiciliar de um representante do AL Previdência.
*Colaboradora