Servidores públicos municipais da saúde e da área administrativa ocuparam, na manhã desta terça-feira (31), a sede da Prefeitura de Arapiraca para cobrar a definição referente ao pagamento dos salários do mês de dezembro de 2016. O Secretário do Planejamento, Orçamento e Gestão recebeu uma comissão de servidores para negociar o calendário de pagamentos.
Segundo a presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Rilda Alves, a cobrança dos servidores se trata do não pagamento dos salários do mês de dezembro e do décimo terceiro.
“Como não saiu nenhuma agenda de quando o mês de dezembro seria pago, os servidores resolveram fazer essa ação hoje, essa pressão, para que se tenha uma definição de quando seria pago o mês de dezembro e o décimo".
De acordo com Rilda Alves, o Secretário do Planejamento, Orçamento e Gestão, Antônio Lenine Pereira Filho recebeu uma comissão de servidores em uma audiência para discutir quais as possibilidades do pagamento ser efetuado.
“O prefeito e o secretário estão negociando com a Caixa e outros bancos, possibilidades de empréstimo para sanar a pendência do mês de dezembro", explicou.
Rilda acrescenta que espera que até a metade do mês de fevereiro, o prefeito possa honrar com o compromisso, mesmo sem a definição do calendário de negociação até o fim da entrevista ao Cada Minuto.
Em uma nota divulgada pela prefeitura da cidade, o chefe do executivo municipal Rogério Teófilo, informou que os pagamentos referentes ao mês de janeiro serão liberados hoje para todos os servidores efetivos da Educação, da Assistência Social e os aposentados.
“Também recebem hoje os servidores efetivos da Administração Direta com salários até R$ 2 mil. Os efetivos da Saúde, também na faixa de até R$ 2 mil, terão seus pagamentos liberados a partir das 18h, por conta de atraso no processamento de dados realizado pela Caixa Econômica/Prefeitura”, informou a nota.
Já os servidores que ocupam cargos comissionados e os contratados vão receber seus vencimentos no dia 10 de fevereiro.