A insatisfação do governador Renan Filho (PMDB) com os rumos da pasta da Saúde já foi comentada várias vezes em diversos órgãos de imprensa. Nos bastidores, ela sempre circulou desde seu primeiro ano de mandato.

De acordo com os bastidores, o governo avalia que a secretaria não anda bem e caminha de forma lenta diante daquilo que o Executivo quer. Foi o calcanhar de Aquiles dos primeiros momentos da gestão, convivendo com desabastecimento de unidades, dentre outros problemas de cunho burocrático.

A atual secretária Rosângela Wyszomirska chegou até a trocar farpas com o ex-secretário da gestão do ex-governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) por conta de informações sobre a pasta. Os rumos da pasta já foi debatido em audiência pública no parlamento estadual. A titular da pasta reclamou, desde que assumiu, de diversos problemas e lutou para resolver alguns.

O fato é que – conforme bastidores – a hora da mudança parece ter chegado. Alguém próximo a Renan Filho confidenciou que o chefe do Executivo estadual já pensou em mudanças, mas queria fazer uma substituição definitiva. Não queria um “tampão”. Entre os nomes, já foi posto na imprensa a possibilidade de Antonio Pinaud ocupar a cadeira.

Agora, segundo a Labafero, outro nome que surge é o de Helder Lima. Vale lembrar que as informações não são oficiais e Renan Filho nunca demonstrou a insatisfação publicamente. Mas, vale o ditado: onde há fumaça, há fogo.

No caso de Helder Lima, ele ocupa a Secretaria de Desenvolvimento e Turismo e atuou como adjunto da Fazenda até o ano de 2015. É uma pessoa de extrema confiança do governador. O fato é que a saída de Rosângela Wyszomirska sempre foi uma das mais especuladas.

Uma coisa é fato: o assunto foi tema de um recente almoço do governador no interior do Estado.

Estou no twitter: @lulavilar