Sempre que posso uso este espaço para falar do que considero interessante na Literatura. Uma forma de dar uma pausa nos assuntos políticos em pauta. Lá vai então: Que maravilha,  Uma das belas obras do amigo e escritor Pablo de Carvalho está disponível de graça para leitores aqui neste endereço. É o Catracas Púrpuras.

A obra de Carvalho é de uma riqueza impressionante. Daquelas obras que se preocupa em dissecar a alma. Confesso que a minha preferida é o romance poético Iulana, mas também gostei muito de Catracas Púrpuras.

Há uma história interessante, pois conheci primeiro Pablo como escritor e depois ele se tornou um amigo. Em um primeiro encontro, ele me indagou o que achei de seu primeiro livro que é O Eunuco. Antes de dizer minha resposta, um adendo: Pablo já era amigo da minha esposa Vanessa Alencar, que estava ao meu lado na hora na pergunta.

Eis a minha resposta: "Não gostei. Achei que força a barra nas descrições minuciosas e peca nessa coisa de querer chocar. Quando o choque soa gratuito, eis algo que me desagrada. Mas o enredo é legal e por isso mesmo dispensaria os excessos".

Achei que Pablo me daria um soco, mas me agradeceu pela sinceridade: "Que bom que você foi tão sincero". A partir daí veio uma abertura para uma longa conversa sobre o livro.

Detalhe, eu estava bebendo com o cidadão na varanda dele. Confraternizávamos e discutíamos Literatura.

Mas, como disse a Pablo: "vejo no O Eunuco um futuro incrível, pois poucos escritores têm esse dom de uma narrativa tão densa. É só enxugar excessos, como você fez no maravilhoso Iulana. Eu não tardaria em relançá-lo de forma revisada depois de ter alcançado a maturidade apresentada em Iulana".

De O Eunuco para Iulana é um "espetáculo" de maturidade literária de quem consegue ser áspero, cru e ainda assim manter o lirismo. As primeiras páginas do romance são de tirar o fôlego. É incrível que tal obra não tenha chamado atenção de editoras grandes.

Catracas Púrpuras fez merecer o prêmio que ganhou. Na época, acho que 2013, foi o melhor livro de Literatura que li naquele ano. E assim como fui sincero com a crítica pesada, também o fui ao dizer isto ao Pablo de Carvalho. Enfim, baixem as obras de Carvalho e leiam. Vale muito!

É um dos escritores mais inteligentes que conheço.

Estou no twitter: @lulavilar