A cidade de Santa Luzia do Norte – como bem colocou a jornalista e blogueira do CadaMinuto, Vanessa Alencar – viveu um “impasse”. Relembrando: é que o prefeito eleito Edson Mateus (PRB) tomou posse e voltou para a prisão.

Com isto, a prefeitura havia ficado vaga. O vice-prefeito Nego da Saúde – que tinha obrigação de assumir o cargo de forma direta diante da situação – chegou a se negar sem apresentar justificativas. Na sequência, o Ministério Público Estadual simplesmente recomendou que o presidente da Câmara assumisse.

Porém, depois tomou a atitude que deveria ter sido imediata: lembrou a Nego da Saúde que ele responderia a inquérito caso não assumisse sem justificativa. Alguém lembrou isso ao MP, eu aposto!

Como não tinha justificativa plausível, ao que tudo indica, Nego da Saúde assumiu. Ele escapou das “garras” Ministério Público Estadual. Todavia, não deveria escapar tão fácil da cobrança da sociedade.

Nego da Saúde não tinha justificativa plausível que pudesse ser apresentada ao órgão fiscalizador da lei, mas – diante de seu ato de não querer assumir o cargo – há uma justificativa não plausível, mas que se faz presente em seu íntimo. É como se Nego da Saúde tivesse receio em relação à ocupação do cargo que agora, quase que de forma obrigada, ocupa. Porém, teve mais receio ainda de responder a um inquérito. Teve que optar por um dos receios e assim o fez.

Mas, Nego da Saúde pode – enquanto figura pública – ser indagado por qualquer um de seus eleitores e pela sociedade em geral. Então, eu indago: por qual razão o vice-prefeito de Santa Luzia do Norte não queria assumir o cargo? Que justificativa ele trazia dentro de si que seria incompatível com aquelas que poderiam ser apresentadas ao MPE? Por que deixar a cidade sem prefeito sabendo o vice à função do vice? A decisão inicial – mudada posteriormente – do Nego da Saúde sobre alguma influência do prefeito preso?

O doce silêncio que tem muito a dizer!

Mas, como registrou a jornalista Vanessa Alencar, no dia de ontem, tivemos “o fim do impasse”. Porém, o impasse se dissolve sem explicação...coisas de Alagoas. Sucupira é aqui!

Estou no twitter: @lulavilar