A ex-vereadora Simone Andrade (Democratas) não conseguiu se reeleger. Mas voltará à Câmara Municipal de Maceió já nas primeiras sessões. É que Ib Breda - uma das maiores apostas do PR do ministro dos Transportes, Maurício Quintella Lessa - mesmo tendo êxito no processo eleitoral decidiu, a convite do prefeito Rui Palmeira (PSDB), permanecer na administração municipal.
Breda foi secretário de Rui Palmeira na primeira gestão. Ocupava a pasta da Iluminação Pública. Mas, como se diz no jargão político, “caiu pra cima”. Tomará conta de uma das mais importantes pastas da gestão: a Infraestutura. Ou seja: todas as obras da cidade passarão por ele e a ordem do prefeito é dar celeridade e desburocratizar. Uma vitrine importante tanto para Breda, quanto para Quintella. Com isto, ambos podem pensar em 2018 se as coisas andarem bem.
A jogada acabou sendo um presente para Simone Andrade. A ex-vereadora, que ficaria de fora da Casa de Mário Guimarães, terá seu espaço para um segundo mandato.
Dizem, nos bastidores, que Breda nunca se entusiasmou em ser vereador. Homem de confiança de Quintella buscou fazer da Iluminação Pública uma vitrine. Foi bem avaliado pela gestão de Rui Palmeira.
E Simone Andrade? Assume como bancada do prefeito, o que não é novidade. O tucano já possui amplo apoio da Câmara Municipal para tocar seus projetos sem ser muito incomodado.
Em termos partidários, o único representante do ministro na Casa passa a ser Lobão (PR), o vereador mais votado.
Estou no twitter: @lulavilar