O Ministério Público do Trabalho em Alagoas realiza audiência nesta segunda-feira, 09, com representantes de hospitais de Alagoas para evitar que centenas de trabalhadores fiquem sem receber o 13º salário. Segundo a categoria, hospitais não têm recursos para efetuar o pagamento da gratificação natalina porque o Estado não realiza repasse de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) desde setembro.

De acordo com a assessoria de Comunicação do MPT, a secretária de Saúde do Estado (Sesau), Rozangela Wyszomirska, e o secretário da Fazenda (Sefaz), George Santoro, foram notificados a darem explicações sobre o atraso nos repasses alegados pelo o Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Alagoas (Sindhospital).

O estado já havia sido notificado a prestar explicações sobre atraso de recursos destinados ao Hospital do Açúcar. Durante audiências realizadas com o MPT desde o primeiro semestre deste ano, o hospital alegou que não consegue manter a folha de pagamento de trabalhadores e fornecedores porque recebe os repasses com atraso.

A reportagem do CadaMinuto entrou em contato com a Sesau e aguarda posicionamento da secretaria quanto aos motivos atrasos nos repasses.

Devem participar da audiência, além do Sindhospital, o Sateal (Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem no Estado de Alagoas), Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde, Sindicato dos Enfermeiros (Sineal), Sindicato dos Técnicos, Citotécnicos e Auxiliares de Laboratório de Análises Clínicas e Médicas (Sintecal) e Sindicato dos Técnicos em Radiologia e Auxiliares (Sintrae/AL).

*Com Ascom MPT