Em uma nota assinada por vários deputados estaduais, a maioria da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas resolveu prestar apoio ao presidente da Casa de Tavares Bastos, Luiz Dantas (PMDB) diante dos ataques sofridos na última sessão. Na prática, é um repúdio as atitudes do deputado estadual Olavo Calheiros (PMDB).
Porém, como se trata da Casa de Tavares Bastos, não há coragem o suficiente para expor o nome de Olavo Calheiros. Mesmo sendo referência a ele, o nome do peemedebista não aparece na nota. Em tempos de tretas no Facebook, a Assembleia se rendeu a dar uma “indireta”.
Olavo Calheiros - que é tio do governador Renan Filho (PMDB) - atacou duramente Luiz Dantas e indagou quem de fato seria bancada governista, sugerindo a existência de traidores na Casa, no momento em que foi lido o parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) favorável a Proposta de Emenda Constitucional (PEC), que torna obrigatória a execução de emendas parlamentares. É o chamando “orçamento impositivo”. A confusão se deu na terça-feira, dia 29.
O parecer motivou, como mostrou o CadaMinuto, uma reação fortíssima por parte de Olavo Calheiros, que é contrário a matéria. Segundo ele, a PEC foi posta de maneira “sorrateira”. Foi aí que partiu para o ataque contra Dantas, afirmando que o presidente peca “ao não explicar, de forma clara, do que o assunto trata na prática e as implicações que a matéria traz para as finanças de Alagoas”.
Olavo Calheiros disse que o movimento que culminou no requerimento para a votação da PEC é “político”, “remanescente da eleição” e circunstancial, tendo como pano de fundo a reeleição de Dantas. “Não tenho nenhuma dúvida que o Estado não suporta isso nesse momento... Mas, o que vemos é que a base do governo tá querendo comer o governo, querendo atrapalhar o governo...”, disse ainda.
Sobrou até para o líder do governo na Casa, o deputado estadual Ronaldo Medeiros (PMDB). “É bem possível que ele (Medeiros) também concorde com isso e tenha gestado parte do movimento que a gente está vendo aqui hoje”, afirmou Olavo Calheiros.
Os deputados reagiram no dia de hoje, 30, assinando uma nota dura. Não é citado o nome de Calheiros, mas é óbvio que este é o tema. De acordo com a nota, as palavras proferidas por Olavo Calheiros causam “perplexidade, externaram desrespeito ao espírito democrático que deve nortear o parlamento, impuseram intimidações e cobranças indevidas, ao invés de trazerem argumentos consistentes”.
Disse ainda - mesmo sem citar o nome de Olavo Calheiros - que este mostrou desconhecimento dos trâmites da Casa e agiu sem preceitos republicanos. Por fim, ainda rendem homenagens ao deputado estadual e presidente Luiz Dantas.
É possível identificar, na nota, as assinaturas dos deputados Francisco Tenório, Bruno Toledo, Marcelo Victor, Inácio Loiola, Tarcizo Freire, Léo Loureiro, João Luiz, Rodrigo Cunha, Marcos Barbosa, Jairzinho Lira, Thaise Guedes, dentre outros. O tempo fechou a Casa de Tavares Bastos. Há quem diga que a ação de Olavo incomodou até mesmo o Palácio República dos Palmares.
Estou no twitter: @lulavilar