O jogador de futebol alagoano Arthur Brasiliano Maia é uma das vítimas do acidente com a delegação da Chapecoense, na Colômbia, ocorrido na madrugada desta terça-feira (29). O avião que levava jogadores, comissão técnica e jornalistas para Medelín caiu ao se aproximar do Aeroporto José Maria Córdova.

Arthur Maia como era conhecido no meio do futebol, estava emprestado pelo Vitória para à Chapecoense. O prefeito da cidade de Medelín confirmou que 76 pessoas das 81 que estavam abordo morreram.  O avião era um British Aerospace 146, gerenciado pela companhia boliviana Lamia.

O avião teria desaparecido do radar e feito um pouso forçado, devido a uma falha elétrica, em Cerro Gordo, nas proximidades da cidade de La Unión. Fontes locais dizem que a aeronave estava a apenas cinco minutos de voo do aeroporto mais próximo, mas o piloto decidiu arriscar o pouso antes.

Ele teria, inclusive, esvaziado os tanques de combustível para evitar uma explosão. O avião, que havia decolado de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, tinha como destino final o município colombiano de Medellín, onde a Chapecoense disputaria as finais da Copa Sul-Americana, contra o Atlético Nacional, amanhã à noite

HISTÓRICO DO ALAGOANO

Arthur Maia nasceu em Maceió no dia 13 de outubro de 1992 e tinha 24 anos. O jogador despontou cedo para o futebol, passando por campeonatos infantis, inclusive na base do CSA, mas foi convidado para se transferir para o Vitória, equipe considerada forte nas categorias de base, principalmente nos anos 90.

O atleta se profissionalizou na equipe baiana em 2010 e posteriormente foi emprestado ao Joinville, onde atuou em 2013. No ano de 2014 o atleta foi novamente emprestado, dessa vez para o América de Natal, onde teve grande destaque e chamou a atenção do Flamengo. Na equipe carioca teve poucas oportunidades e neste ano já havia passado pelo Kawasa

PREFEITO LAMENTA

O prefeito de Maceió, Rui Palmeira, utilizou a sua rede social para lamentar a morte do jogador alagoano e se solidarizou com os familiares dos atleta, principalmente os pais, servidores públicos. "Neste momento de tristeza, quero aqui me solidarizar com os familiares das vítimas do acidente com o avião em que viajava o time da Chapecoense. Em especial com os servidores municipais Katia Maia e Roberto Maia, pais do maceioense Arthur Maia, jogador que integrava o elenco do clube e que infelizmente também faleceu no acidente. É o momento de estarmos juntos em orações e buscarmos confortar familiares e amigos que sofrem a perda dos entes querido", disse.