Em suas redes sociais, o advogado Adriano Soares - que faz parte da equipe de transição de governo no município de Arapiraca - comentou o processo de mudança de administração naquele município. Em janeiro do próximo ano, o prefeito será Rogério Teófilo (PSDB), que derrotou o candidato da situação, o deputado estadual Ricardo Nezinho (PMDB).
Por sinal, Teófilo surpreendeu no pleito. As pesquisas apontavam uma disputa entre Nezinho e o também deputado estadual Tarcizo Freire (PP). A vitória de Teófilo não foi apenas uma conquista tucana, mas também uma derrota para o governador Renan Filho (PMDB), que apostava em Nezinho.
Nas eleições passadas, em 2012, Teófilo já havia enfrentado a atual prefeita Célia Rocha (PTB), mas acabou sendo derrotado. São - portanto - grupos políticos opostos. Nas redes sociais, o advogado Adriano Soares dá a entender que a transição ocorre tranquilamente, mas - em uma recente postagem - frisou: “transição tem que ser transparente. Mas ter acesso aos dados é uma quimera. É um exercício de montar um quebra-cabeças em que faltam inúmeras peças...Talvez, as mais importantes”.
Quais peças andam faltando na transição? Em que elas comprometem? Soares também destacou uma reunião preliminar ocorrida na Secretaria de Administração e Coordenação de Bens e Serviços. Já houve diálogos com o Instituto de Previdência. “É a minha contribuição pessoal a Arapiraca”, coloca o advogado.
Os comentários de Soares fazem com que cresçam expectativas em relação ao diagnóstico final da comissão. O que virá?
Segundo Soares, há um volume grande de informações técnicas sendo levantadas. Ele ressalta que Teófilo teve uma reunião com a comissão e que os trabalhos se estenderão por algumas semanas para “se ter um diagnóstico de gestão”.
“Reuniões de transição de governo são sempre muito técnicas e levantando muitas questões complexas importantes. Para mim está sendo uma ótima experiência para as minhas reflexões jurídicas e teóricas, de um lado, e para o meu constante aprendizado pessoal, de outro lado. Estou revivendo duas outras transições que fiz no âmbito do Governo do Estado. E a equipe com a qual estamos iniciando os trabalhos é excelente tecnicamente. Além de um excelente convívio pessoal. Tanto o Rogério Teófilo quanto a Fabiana Pessoa têm estado muito presentes no suporte político, essencial para o resultado frutífero”, também publicou.
Se Soares fará parte do futuro governo de Rogério Teófilo é incógnita. O advogado já assumiu cargos na gestão pública. No governo de Teotonio Vilela Filho (PSDB), por exemplo, teve passagem pela Secretaria de Estado da Educação.
Ainda que de forma remota, o nome de Teófilo é citado dentro do ninho tucano como uma possibilidade para 2018 na disputa pelo governo do Estado. Além dele, o prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB) também é apontado como possibilidade. O segundo nome, evidentemente, com muito mais chances.
Estou no twitter: @lulavilar