Que o prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), vai iniciar seu próximo mandato com a maioria da casa legislativa ao seu lado não é segredo. É, inclusive, provável que tenha ao seu lado quase a totalidade dos vereadores, contando apenas com a oposição de Silvânio Barbosa (PMDB). Os demais peemedebistas - ao menos inicialmente - não devem se envolver muito.
Uma fonte próxima ao prefeito destacou, entretanto, que há nomes nos quais o tucano e alguns vereadores não confiam plenamente para estarem na bancada governista. São eles, ainda conforme bastidores, Galba Neto (PMDB), Sílvio Camelo (PV), Silvânio Barbosa (PMDB) - que já citei acima - e Antônio Holanda (PMDB).
Porém, para conduzir a Câmara de Maceió, Rui Palmeira deve se envolver no processo eleitoral do legislativo e hipotecar todo apoio ao atual presidente da Casa de Mário Guimarães, Kelmann Vieira. É homem de confiança extrema do prefeito. Vieira, inclusive, deixou o PMDB - antes do processo eleitoral deste ano - e migrou para o “ninho tucano” só para estar ao lado de Rui Palmeira.
Vieira rompeu com os Calheiros. Decisão difícil já que é esposo da ex-deputado estadual Flávia Cavalcante (PMDB) e genro do ex-prefeito de São Luiz, Cícero Cavalcante (PMDB).Os dois são muito ligados ao senador Renan Calheiros. Kelmann Vieira parece ter optado por outro caminho para construir sua carreira política. Lá adiante, Vieira pensa em disputar cargos mais altos e não quer ficar preso aos planos centralizadores do PMDB.
Kelmann Vieira soube conquistar a confiança do prefeito conduzindo a Câmara sem crise. A presença de Rui Palmeira no pleito deve ser tão forte que não deve haver espaço nem correlação de forças para surgir outro candidato. A eleição da Câmara Municipal acontece em primeiro de janeiro quando os edis tomam posse.
Rui Palmeira e Vieira devem ainda trocar figurinhas para a composição do restante da Mesa. Francisco Holanda Filho - o Chico Filho - pode ser alçado a vice-presidente. Vale lembrar que Filho já presidiu a Casa nesta legislatura. Ele antecedeu Kelmann Vieira.
Estou no twitter: @lulavilar