Não desconsidere o som de Cleiton Rasta. O reggae melódico e arrastado, feito lá em Cajueiro de forma bem improvisada, conseguiu romper a barreira dos bailes da periferia e já se apresentou nos maiores festivais de música do país. Sucesso na internet por debochar legal com os fãs, Cleiton Rasta falou com o CadaMinuto sobre a carreira e do show em Maceió no próximo dia 12 de novembro.
Se ainda não foi possível ligar o nome à pessoa, pense que já ouviu alguém cantarolar os versos de seu maior sucesso, o “cabeça de gelo”. Cleiton virou celebridade na internet em 2014, ganhou alguns memes e conseguiu tirar proveito da divulgação, mesmo tendo o principal vídeo excluído do Youtube. O vídeo original da gravação de ‘Cabeça de gelo’ já tinha milhões de visualizações.
Hoje Cleiton enumera as apresentações pelo Brasil em alguns dos principais festivais de música. Em outubro ele se apresentou em São Paulo no DJ Set, no festival Coquetel Molotov, em Recife, além de shows em Brasília, Goiânia e Sergipe.
A vida de DJ começou mesmo em 2010. Cleiton, o nome artístico de José Aletácio da Silva, foi ideia de um amigo. O sobrenome Rasta veio de influência do Dj Cebola Rasta, que inspirou Cleiton e hoje é um parceiro. “Comecei ouvindo muito o Thupa, o Boca e o Cebola. Hoje não tem isso de ser concorrente, é tudo parceiro, tocam até nossas músicas”, contou.
Também foi um amigo que ajudou na gravação do primeiro DVD e daí para frente Cleiton não parou mais. “O primeiro registro foi o 1º DVD Dose Dupla de Cajueiro Edivaldo Pedra e Cleiton Rasta lá no povoado de Santo Antônio em Atalaia. Foi o meu amigo Sergynho Rasta que colocou no YouTube”, disse.
O Reggae alagoano tem suas raízes no Maranhão. De lá também veio boa parte da influência dos principais DJs conhecidos. E Cleiton segue essa linha. As gravações são bem simples mesmo. As músicas ganham vinhetas, numa espécie de mixtape, o que fideliza a música ao DJ.
Mesmo com todo o sucesso, Cleiton ainda sofre com alguns estereótipos e certo preconceito. A gravação do seu primeiro DVD, por exemplo, acabou sendo usada por vários blogs de humor, o que gerou uma chuva de memes e de comentários pejorativos. “Eu ficava com raiva, muita gente acha que nas festas de reggae na periferia só dá briga e drogado e não é bem assim. Hoje eu quero mostrar meu som, aproveitar esse espaço para as pessoas conhecerem meu trabalho e mostrar que dá para ouvir em qualquer lugar”, afirmou.
E o reggae melódico vem quebrando barreiras. A maior prova são os shows em festivais nacionais. Aqui em Maceió Cleiton Rasta se apresenta no Pub Fiction no dia 12 de novembro. “Temos shows marcados em Maceió e outros estados. Quero aproveitar este momento e para a galera curtir”, completou.
Chama, chama e vai debochar!