Os “amigos do rei” são casos a serem estudados. Se tiver o dedo do rei, pior ainda. Bem, circulam pelas redes sociais fotos das mais diversas dos festejos em relação à vitória do atual prefeito Rui Palmeira (PSDB) no pleito que se encerrou ontem, dia 30. Palmeira venceu com mais de 60%. Almeida ficou com pouco mais de 39%. 

É claro que natural as provocações e as piadas. Acho até justo por parte de quem se envolveu no processo. Mas tudo tem limite e infelizmente o limite é o bom senso. Algo que quanto mais se perde, menos se sente falta: eis o bom senso. 

Mas, enquanto Almeida buscou desarmar o palanque, acalmar os ânimos e falar do futuro. Houve quem optou por outro caminho e espalhar mensagens de “Chupa Almeida” pelos espaços públicos de Maceió. Há que se saber ganhar, há que se saber perder. 

É natural a festa, as piadas e as provocações, como já disse. Mas, tudo tem limite, repito. 

O que assistimos em Maceió foi o uso de espaços públicos para as provocações mais baratas, incluindo até vestir a estátua de Graciliano Ramos com uma camisa em que se lia: “Chupa Ciço, Chupa Renan, Ciço Prefeito de Murici”. Em uma das festas teve até uma urna funerária simulando o enterro do deputado federal Cícero Almeida. 

Lamentável! 

Como disse: parece as ações dos que se acham amigos do rei e fazem de tudo para agradar o patrão, incluindo subir o tom. São os que depositam fé demasiada na política e, quase sempre, esta fé não é de graça. Uma pergunta que fica: o atual prefeito de Maceió, Rui Palmeira, o que pensa destas provocações? O que pensa da ocupação dos espaços públicos com estas mensagens? Aprova ou reprova?

Por sinal, qual será o tom de Rui Palmeira agora em relação ao governador Renan Filho (PMDB) e ao senador Renan Calheiros (PMDB)? Não se espantem se ele amenizar e buscar vias de entendimento, até mesmo para ampliar a bancada governista na Câmara de Maceió, já que há peemedebistas por lá. 

Sabe como é: os amigos do rei são mais apaixonados que o rei. Sempre é assim. Afinal, paixão é o que possuem a oferecer...paixão e fé cega na política! Se a fé é de graça ou não, aí não sei...

Estou no twitter: @lulavilar