Não se pode negar os feitos da administração de Cícero Almeida (PMDB), quando governou Maceió por oito anos. Também não se pode negar as deficiências e as denúncias que existiram durante a mesma gestão. Isto é um fato. Almeida foi um prefeito que tocou muitas obras significativas na cidade. Fiz inúmeras críticas a Almeida, na época, mas nunca neguei a existência deste trabalho. São vias e viadutos que possuem sua importância para a mobilidade urbana. 

Assim como há méritos e deficiências na gestão de Rui Palmeira (PSDB). O tucano também tem muito a explicar. Por exemplo, a crítica de ter apagado seus programas eleitorais de 2012 é uma sadia. Pois lá estavam propostas que a população tem o direito de saber para fiscalizar o próprio prefeito. Ao ser indagado sobre isto no debate, Palmeira não respondeu. Afirmou apenas sobre a transparência de sua gestão, mas não foi isto que Almeida questionou. 

Porém, o próprio Almeida tem exagerado na dose e usado de frases desencontradas que acabam por potencializar os “memes” que surgiram na internet a partir de seu novo jingle de campanha “Cícero fez”. Milhares de maceioenses já receberam em suas redes sociais as brincadeiras feitas com o jingle afirmando que Almeida fez o Coliseu, a Torre Eiffel, as pirâmides do Egito e por aí vai...

Durante o debate, o próprio Almeida reconheceu a existência dos “memes” ao falar das obras de sua gestão. Afirmou entender as brincadeiras, mas não poderia deixar de citar os feitos de sua administração. Todavia, muitas vezes, a diferença entre o veneno e o remédio está na dose aplicada. O mesmo se dá em relação aos ataques ao adversário.

No debate, Almeida mais uma vez se perdeu com as palavras e potencializou os “memes”. Duas declarações mostram o exagero. Ao querer comentar que fez melhorias na rua onde o o atual prefeito Rui Palmeira viveu na infância, o peemedebista mandou ver: “a rua que você nasceu fui eu que fiz”. Todos sabem da diferença de idade entre Palmeira e Almeida, mas o segundo não era prefeito quando o primeiro nasceu. A figura de linguagem de Cícero Almeida não foi bem aplicada. E aí, as piadas podem nascer. O que salvou este pleito foi o humor. 

Cícero Almeida não satisfeito ainda confirmou o gracejo que corre pela internet de que “teria feito toda Maceió”. Circula uma foto de uma mata atlântica com uma frase: Maceió antes de Cícero Almeida. No debate, o peemedebista disse: “A cidade que você (Rui Palmeira) mora e administra fui eu que fiz”. E assim, na ânsia e no ímpeto característicos de sua personalidade, o candidato do PMDB se deixa folclorizar sendo ele mesmo o responsável por apagar os méritos que possui.

Estou no twitter: @lulavilar