Projeto aumenta punição por pesquisas eleitorais falsas

04/10/2016 14:37 - Vanessa Alencar
Por redação
Image

Uma proposta do senador Dário Berger (PMDB-SC) pune com mais rigor a divulgação de pesquisas eleitorais falsas (ou com informações falsas), visando manipular as intenções de voto. De acordo com reportagem da Agência Senado, o projeto equipara a prática aos crimes de calúnia, injúria e difamação.

O autor da matéria, que está em pauta na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, destacou que alguns pesquisadores discursam com o claro objetivo de caluniar e difamar determinados candidatos, e tentam manipular as intenções de voto por meio da divulgação de informações falsas.

ta me parece vaga em relação ao que pode ser caracterizado como pesquisa falsa: aquela que foi divulgada após ter sido forjada com a utilização indevida do nome e símbolo de institutos reconhecidos? Esses casos de fraude devem ser previstos no projeto, caso ainda não estejam.

Ou a punição é apenas para os institutos tendenciosos?

A propósito, no pleito deste ano, as pesquisas falsas pipocaram em Alagoas, nas redes sociais e por meio de aplicativos como Whatsapp, confundindo o eleitor com resultados inexistentes, alterados ou cuja divulgação não foi autorizada.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..