Durante as eleições neste domingo, o promotor da 26ª Zona Eleitoral, Silvio Azevedo, reforçará a fiscalização nos municípios de Marechal Deodoro e Barra de São Miguel com o objetivo de prevenir e reprimir possíveis ilegalidades, tais como transporte irregular de eleitores, propaganda eleitoral irregular, compra de votos, entre outros.

De acordo com o promotor eleitoral, durante todo o dia, inclusive na apuração, haverá cerca de cem voluntários engajados com objetivo de coibir ações ilegais, em contato direito com o Ministério Público Eleitoral, Polícias Civil e Militar, Guarda Municipal e Polícia Federal. Esses colaboradores do Ministério Público estarão em todos os locais de votação.

Sílvio Azevedo esclarece que, “com o objetivo de coibir eventuais tumultos nas seções eleitorais, terão acesso aos locais de votação somente os eleitores da respectiva seção eleitoral e, estritamente, o tempo necessário para depositar seu voto, devendo o eleitor retirar-se logo em seguida”. Ele ressalta que os fiscais e advogados das coligações, bem como aqueles eleitores que estão a serviço da Justiça Eleitoral, terão acesso livre aos respectivos locais de votação.

O promotor destacou ainda que, após reunião realizada na terça-feira passada, com a presença do juiz Hélio Pinheiro, candidatos à eleição majoritária, bem como dos representantes das coligações, ficou definido o 'toque de recolher' a partir de 0h até 5h do dia 1º de outubro (sábado) e das 23h do mesmo dia até 5h do dia seguinte (domingo).

A medida visa evitar o fluxo de veículos e pessoas nas madrugadas que antecedem o pleito eleitoral para coibir possíveis compra de votos, enfatizando que cada coligação indicará até quatro carros em Marechal Deodoro e dois na Barra de São Miguel para ajudar na fiscalização dos respectivos adversários.

Todas as ações têm como principal objetivo garantir a lisura do pleito e evitar possíveis representações.

 

*Com Ascom MPE/AL