Uma das peças da campanha da coligação de Cícero Almeida (PMDB) que está indo ao ar fala sobre os políticos que estão no palanque de Rui Palmeira (PSDB). Cita o senador Benedito de Lira (PP), o ex-governador Teotonio Vilela Filho (PSDB), o ex-deputado federal Thomaz Nonô e até o vice-prefeito Marcelo Palmeira (PP).
Todavia, chamar atenção para biografias que sobem ao palanque só é uma boa estratégia quando a mensagem é enviada a quem não tem memória. É que, em Alagoas (assim como em demais localidades do país), quem sobe em um palanque hoje, pode ter descido de outro palanque diferente lá no passado. É o caso!
E isto vale para quase todos os candidatos.
Vejam, Cícero Almeida foi eleito prefeito de Maceió e contou com o apoio de José Thomaz Nonô (Democratas). Almeida ainda teve uma passagem pelo PP ao lado do senador Benedito de Lira, a quem muito já elogiou por conta da atuação junto ao Ministério das Cidades, na época. Depois, Almeida saiu do PP em meio a uma troca de farpas com Benedito de Lira. É só pesquisar que se encontram as notícias da época.
Em relação a Teotonio Vilela Filho (PSDB), Almeida hipotecou apoio a Vilela na reeleição do ex-governador, em 2010, se posicionando do lado o oposto ao do senador Renan Calheiros (PMDB), que na época apoiou o deputado federal Ronaldo Lessa (PDT).
O mesmo se pode dizer do lado oposto. Rui Palmeira tentou costurar uma aliança com o governador Renan Filho. Até se cogitou a possibilidade do vereador Kelmann Vieira (PSDB) ser o vice de Palmeira, pois na época Vieira era dos quadros do PMDB. No caminho, Rui e Renan Filho se distanciaram. O que é natural de um processo em que não está em jogo apenas 2016, mas o ano de 2018, quando o peemedebista vai disputar mais uma vez a cadeira de governador e pode ter Rui como rival. São análises.
Por sinal, Rui Palmeira também já foi assessor de Renan Calheiros no Senado Federal.
A política tem dessas coisas. Na primeira eleição de Rui Palmeira ao Executivo, João Henrique Caldas, o JHC (PSB), era aliado. Na sequência, JHC indicou a pasta do Meio Ambiente na administração municipal.
Até o PT de Paulão, que hoje se posiciona como oposição ao Palácio de Vidro esteve junto com o PMDB em diversos projetos políticos no Estado de Alagoas. Por sinal, o Partido dos Trabalhadores indiciou secretário de Educação na gestão de Cícero Almeida.
E se puxarmos pela memória e lembrarmos das campanhas siamesas de Teotonio Vilela Filho e Renan Calheiros ao Senado Federal? Há quem diga que ambos já estão em tratativa pensando no ano de 2018...
Então, essas peças publicitárias em que se exploram biografias são meros discursos circunstanciais perecíveis por mais que os “méritos” das biografias destacadas sejam verdadeiros ou não.
Estou no twitter: @lulavilar