Conversei - na manhã de hoje, 14 - com o deputado federal licenciado e candidato à prefeito de Maceió, Cícero Almeida (PMDB).
Em pauta, a ação judicial ingressada pela coligação de Rui Palmeira (PSDB) que acusa o governo do Estado de colocar comissionados à disposição de Almeida durante a campanha. Além disto, o tucano ainda acusa o peemedebista do uso de peças institucionais do Executivo estadual em seu guia eleitoral.
Sobre a denúncia, o CadaMinuto fez matéria e há um texto também neste blog.
De acordo com Almeida, as denúncias de Rui Palmeira se dão por uma razão: “o prefeito não tem mais projeto. Até porque ele só mentiu até agora. Ele não tem mais contas a prestar para a sociedade e tenta ganhar a eleição da forma como ele vem fazendo”.
Cícero Almeida falou do caso da funcionária do governo estadual, em cargo comissionado, que estaria trabalhando na campanha. O caso é citado na denúncia de Rui Palmeira. “Pelo meu conhecimento, esta funcionária foi afastada do cargo há muito tempo. Desde o dia 23 (do mês passado)”. “O que o Rui Palmeira tenta é aparecer para ganhar espaço na imprensa porque perdeu o guia na televisão pelas mentiras dele”.
O peemedebista diz que para que o prefeito possa exigir qualquer explicação de sua campanha, ele primeiro é que tem que explicar irregularidades. “Ele é que tem que explicar porque todos os cargos comissionados (da Prefeitura de Maceió) - do secretário ao mais humilde - foram colocados para panfletar na rua e segurar bandeirinha”.
O deputado federal ainda acusa Rui Palmeira de ter “usado os cargos de funcionários da atenção básica da Saúde para panfletar em nome dele e em nome de um vereador. Portanto, se há irregularidade, quem comete esta irregularidade é ele”.
Em nota enviada ao CadaMinuto, a assessoria jurídica da campanha de Almeida se manifestou sobre a ação. Segundo o departamento, “esta é uma ação natimorta, sem nenhuma fundamentação jurídica. É fruto do desespero político da campanha do Rui, que se usa de factoides porque vê claramente que vai perder as eleições em Maceió”. A assessoria jurídica informou ainda que vai tomar as medidas cabíveis contra os autores da ação e que está preparada para estas e outras ações desleais da campanha do senhor Rui Palmeira.
Estou no twitter: @lulavilar