A trajetória política do deputado estadual Galba Novaes (PMDB) é recheada de disputas eleitorais. A maioria delas são caminhadas vitoriosas, como quando conquistou os mandatos de vereador na Câmara Municipal de Maceió, chegando inclusive a ser o presidente da Casa de Mário Guimarães.

Todavia, Novaes já disputou o Executivo, já foi candidato ao Senado Federal e mais recentemente - em 2014 - conquistou uma das cadeiras da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas. Nesta trajetória, uma questão curiosa: Novaes já esteve, em alguns momentos, em projetos opostos ao do PMDB de Alagoas. 

Em 2014, por exemplo, ao conquistar o cargo de deputado estadual esteve ao lado do PSDB, que é o partido de Rui Palmeira. Galba Novaes - na época era o líder do PRB - e fez com que seu partido fechasse aliança com o ninho tucano, provocando algumas discussões internas na legenda, pois tirou a possibilidade de, na época, Euclides Mello (PRB) ser o suplente do senador Fernando Collor de Mello (PTC), uma vez que Collor era o candidato ao Senado da chapa encabeçada por Renan Filho (PMDB). 

Novaes e Euclides Mello chegaram a trocar farpas na imprensa. Lembram? O PRB, inclusive, liderou a base de candidatos do PSDB, que teve como candidato ao governo o vereador por Palmeira dos Índios, Júlio Cézar (que hoje se encontra no PSB). Coisas da ciranda da política. 

Mas, este não foi o único momento. Em 2010, o PMDB apoiou o PDT na disputa pelo governo do Estado de Alagoas. O candidato era o atual deputado federal Ronaldo Lessa. Novaes - ainda no PRB - foi o vice do senador Fernando Collor de Mello nesta disputa. A coligação de Collor e Galba era PRB, PTB, PSL, PHS, PMN e PTC. No segundo turno, Collor apoiou Lessa, mas ambos foram derrotados por Teotonio Vilela Filho (PSDB).

Em 2012, Galba Novaes se lançou para a prefeitura de Maceió. Na coligação estavam o PHS, o PRB e o PRTB. O candidato do PMDB era, neste momento, Ronaldo Lessa, que sequer chegou a conseguir concorrer por problemas na Justiça Eleitoral. 

Se formos ainda mais distante, no túnel do tempo, Novaes também disputou o Senado Federal em 2006. Esta era a coligação: PRB / PT / PSC / PL / PRONA / PC do B. Do outro lado da disputa, estava Fernando Collor de Mello (PTC) e Ronaldo Lessa (PDT). Collor foi eleito senador pela primeira vez, Lessa tinha o apoio do PMDB.

Como o mundo da política dá voltas, Novaes - que teve rápida passagem pelo PDT, após ter levado uma rasteira no PRB - chega ao ninho peemedebista. Já chega com lugar de destaque: é o vice de Almeida.

Estou no twitter: @lulavilar