A batalha entre os candidatos à Prefeitura de Maceió Rui Palmeira (PSDB) e Cícero Almeida (PMDB) nos guias eleitorais terão um freio. É que tanto Almeida quanto Palmeira foram à Justiça para impedir que determinados conteúdos fossem veiculados no guia eleitoral e ambos conseguiram êxito. 

De um lado, o tucano reclama que o peemedebista levou ao guia eleitoral “propaganda mentirosa e ofensiva dirigida ao candidato da majoritária” no dia 1º de setembro. 

Palmeira fala da peça em que Cícero Almeida se defende das acusações de envolvimento no esquema que ficou conhecido como “máfia do lixo”. No guia, Almeida desafia Rui Palmeira a mostrar que no processo da máfia do lixo se fala em desvio. O deputado federal do PMDB ainda destaca: “O atual prefeito mantém o contrato com as mesmas empresas. E no caso dele, ainda tem que pagar R$ 56 milhões”. Em outras palavras, Almeida manda o tucano parar de mentir.

Com base na ação proposta por Rui Palmeira, a Justiça Eleitoral determina que “emissoras de rádio e TV” adotem “as medidas cabíveis quanto a não exibição do video ora combatido”. A decisão é liminar. 

Do outro lado, Cícero Almeida ingressou na Justiça Eleitoral contra a propaganda exibida por Rui Palmeira no dia 31 de agosto no guia eleitoral vespertino. De acordo com a coligação de Almeida, a peça tem “tons pejorativos e injuriastes, descredibilizando o representante José Cícero Soares de Almeida perante a sociedade, utilizando-se para esta finalidade de narração, apresentada em vídeo, e transmitida pelos rádios quanto pelas emissoras de TV”.

Almeida reclama da peça publicitária em que a campanha de Rui afirma que o peemedebista não cumpre promessas e ataca a seguinte frase: “Cícero nunca foi bom na saúde Mas de promessa, Cícero é ótimo. Dá pra confiar?”. Com base na ação, a Justiça também determina que a peça não seja veiculada, nem sejam veiculados novas propagandas que tenham a mesma mensagem.

As duas decisões foram tomadas pelo magistrado Antônio Emanuel Dória Ferreira, que responde como juiz da Propaganda Eleitoral de Maceió.  

Rui Palmeira e Cícero Almeida lideram - conforme as mais recentes pesquisas - a campanha eleitoral. Na mais recente pesquisa do Ibope, ambos estão com 31% das intenções de voto cada. Os números divulgados “esquentaram” a campanha por mostrarem uma disputa acirrada, o que fez com que os candidatos endurecessem o tom.

Estou no twitter: @lulavilar