Aplicativo gratuito fiscaliza deputados federais

05/09/2016 11:19 - Vanessa Alencar
Por redação
Image

Mais um aplicativo com a função de ajudar o cidadão a fiscalizar os políticos chega ao mercado de forma gratuita. Por meio do “Meu deputado”, o eleitor pode conferir informações importantes sobre os deputados federais de seu estado e do País, como comparecimento às sessões, gastos mensais e votos em matérias de destaque.

As mesmas informações estão disponíveis no portal da Câmara dos Deputados, a diferença é que, no aplicativo elas foram compiladas, tiveram o acesso facilitado e alguns diferenciais, como o ranking dos parlamentares que mais gastam e a possibilidade de “seguir” o deputado.

Testei o aplicativo para ver como funciona. É fácil e prático. Tomemos como o exemplo o deputado Maurício Quintella (PR). Segundo o programa, em abril, antes de assumir o Ministério dos Transportes, o parlamentar compareceu a 23 de 27 sessões realizadas e suas despesas gerais somaram R$ 12.727,90.

É possível checar, mês a mês, a assiduidade e as despesas detalhadas (combustível, alimentação, manutenção de escritório, telefonia, compra de passagens aéreas, locação de veículos, etc.) de cada um dos 513 deputados federais.

Criado por alunos da PUC do Rio Grande do Sul, o programa por enquanto está disponível somente para aparelhos móveis da Apple: https://itunes.apple.com/br/app/meu-deputado/id1041114377?mt=8.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..